Utilização da técnica de análise de similares no refinamento e ampliação de requisitos de um software educacional: um relato de experiência
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise de similares para refinar uma engenharia de requisitos. O software a ser desenvolvido visa ensinar algumas técnicas simples de inteligência artificial relacionadas com a resolução de problemas por busca em espaço de estados e a ferramenta é inspirada na movimentação de um robô em uma indústria. Em uma visão preliminar, as funcionalidades se limitariam a movimentar o robô e depois solicitar a solução automática pela ferramenta. Daí uma análise de similares de forma sistemática foi prevista com duas ferramentas relacionadas com o ensino de programação e estruturas de dados, o Mimo e o Visualgo.Net. A análise mostrou novas possibilidades, por exemplo, de planejar exercícios, de distinguir perfis de professor e de aluno, de explorar graus de dificuldades, de adotar esquemas de recompensas, de incorporar explanações, além de outras. Desta forma, a técnica em questão se mostrou interessante para refinar um processo de engenharia de requisitos.
Referências
ISO 9241-11. Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores Parte 11 – Orientações sobre Usabilidade. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 out 2024.
Pádua, C. Engenharia de Usabilidade – materiais de aula. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 set 2024.
Mimo GmbH. Learn to code with Mimo: Python, Javascript, HTML, CSS and more. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 mar.2024.
National University of Singapore (NUS). VisuAlgo.net – visualising data structures and algorithms through animation. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 mar. 2024.
Pressman, R., Maxim, B. R. (2021) Engenharia de Sofware. 9.ed. AMGH: Porto Alegre.
Valente, M.T. (2022) Engenharia de Software Moderna, Editora Independente.
Sommerville, I. (2019) Engenharia de Software. 10.ed. Pearson Universidades: São Paulo.
