Elaboração de materiais didáticos com Marp e CI/CD

  • Reinan Gabriel Dos S. Souza IFS
  • Francisco R. Santos IFS
  • Gilson P. dos Santos Júnior IFS

Resumo


Este artigo apresenta uma abordagem para elaboração de materiais didáticos simples, flexível e multi formatos através da utilização do Marp, uma ferramenta de criação de apresentações em Markdown, aliada a técnicas de Integração Contínua (CI) e Entrega Contínua (CD). A integração dessas tecnologias automatizou o processo de criação, atualização e distribuição de conteúdos educacionais em formato de slides. Para tanto, foi desenvolvido um tema customizado seguindo os padrões visuais da o Instituto Federal de Sergipe (IFS). Este fluxo de trabalho otimizou o tempo dos autores, padronizou e melhorou o visual e a estrutura dos slides, favorecendo a criação de conteúdos educacionais de qualidade para o processo de ensino e aprendizado.

Palavras-chave: MARP, Ferramentas educacionais, CI/CD

Referências

Ayers, C. (2023). Marp - create presentations with markdown. [link]. Acessado em: 01 set. 2024.

Brilhaus, D., Kuhl, M., Rodrigues, C. M., and Schrader, A. (2023). One resource to teach them all. In Proceedings of the Conference on Research Data Infrastructure, volume 1.

FastFormat (2024). O que fazer para montar apresentação do tcc? [link]. Acessado em: 28 ago. 2024.

Grayson, K. L., Hilliker, A. K., and Wares, J. R. (2022). R markdown as a dynamic interface for teaching: Modules from math and biology classrooms. Mathematical Biosciences, 349:108844.

Hofert, M. and Kohm, M. (2010). Scientific presentations with latex. The PracTEX Journal.

Marp (2024). Markdown presentation ecosystem. [link]. Acessado em: 31 ago. 2024.

Oelen, A. and Auer, S. (2019). Content authoring with markdown for visually impaired and blind users. In 2019 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM), pages 285–290.

Sanchis, R., Díaz-Madroñero, M., Pérez, M., and Poler, R. (2019). ANALYSIS OF PRESENTATION TOOLS FOR DEVELOPING TRAINING MATERIALS. 13th International Technology, Education and Development Conference. IATED.

Souza, R. G. D. S., Santos, F. R., and Junior, G. P. D. S. (2024). Automatização e padronização da escrita acadêmica com limarka e marp: Um estudo de caso para o ifs. [no prelo].

Tenen, D. and Wythoff, G. (2022). Autoria sustentável em texto simples usando pandoc e markdown. The Programming Historian em Português.

UNESCO (2022). The 2019 UNESCO Recommendation on Open Educational Resources (OER). UNESCO, Paris, France. Available under the Attribution-ShareAlike 3.0 IGO (CC-BY-SA 3.0 IGO) license.
Publicado
05/11/2024
SOUZA, Reinan Gabriel Dos S.; SANTOS, Francisco R.; SANTOS JÚNIOR, Gilson P. dos. Elaboração de materiais didáticos com Marp e CI/CD. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 24. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 294-303. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2024.4476.