Incentivando a prática de programação por meio da participação em Competições: Um relato de experiência no IFBA Campus Jacobina

  • Iago Jesus de Miranda IFBA
  • Luis Gustavo de Jesus Araújo IFBA
  • Jônatas Lopes Alcalay IFBA
  • Gabriela Oliveira Mota da Silva IFBA

Resumo


Estudar Computação muitas vezes é visto como um grande desafio. Fatores como a alta taxa de evasão nos cursos superiores e técnicos dessa área afastam talentos, ao passo que contribuem para o crescente déficit de profissionais de Tecnologia da Informação. Diante disso, pesquisadores aplicam abordagens que visam atrair talentos e motivar os estudantes; dentre elas, destaca-se a programação competitiva. Esta abordagem, além de motivar os estudantes, contribui para o desenvolvimento da lógica e da aprendizagem de programação. Este artigo apresenta um relato de experiência da participação de estudantes do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio e estudantes da Licenciatura em Computação do IFBA campus Jacobina em competições de programação. O principal objetivo deste trabalho é analisar os hábitos e a motivação dos estudantes participantes. Nossos resultados mostram-se promissores e oferecem indícios de que esta prática é positiva e deve ser encorajada no campus.

Referências

Bennedsen, J. and Caspersen, M. E. (2007). Failure rates in introductory programming. AcM SIGcSE Bulletin, 39(2):32–36.

Berssanette, J. d. F. and Carlos, A. (2018). Uma proposta de ensino de programação de computadores com base na pbl utilizando o portal uri online judge. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, pages 348–354.

Brauner, D., Margreff, P., Tavares, T., da Costa, V. K., and Silva, A. L. (2016). Estímulo à prática multidisciplinar no ensino de computação e design através de um evento de programação focado em problemas. In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, pages 2126–2135. SBC.

Brito, P., Fortes, R., Faria, F., Lopes, R. A., Santos, V., and Magalhães, F. (2019). Programaçao competitiva como ferramenta de apoio ao ensino de algoritmos e estrutura de dados para alunos de ciência da computaçao. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 359.

Cravo, A. C. (2012). Análise das causas da evasão escolar do curso técnico de informática em uma faculdade de tecnologia de florianópolis. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 5(2):238–250.

Lázaro, A. C., Sato, M. A. V., and Tezani, T. C. R. (2018). Metodologias ativas no ensino superior: o papel do docente no ensino presencial. Anais CIET: Horizonte.

Moreno, J. and Pineda, A. F. (2018). Competitive programming and gamification as strategy to engage students in computer science courses. Revista Espacios, 39(35).

Piekarski, A. E., Miazaki, M., Hild, T., Mulati, M., and Kikuti, D. (2015). A metodologia das maratonas de programação em um projeto de extensão: um relato de experiência. page 1246.

RNP (2024). Conheça o conferênciaweb. [link]. Acesso em 01 de out. de 2024.

Robins, A., Rountree, J., and Rountree, N. (2003). Learning and teaching programming: A review and discussion. Computer science education, 13(2):137–172.

Watson, C. and Li, F. W. (2014). Failure rates in introductory programming revisited. In Proceedings of the 2014 conference on Innovation & technology in computer science education, pages 39–44.

Yuen, K. K., Liu, D. Y., and Leong, H. V. (2023). Competitive programming in computational thinking and problem solving education. Computer Applications in Engineering Education, 31(4):850–866.
Publicado
05/11/2024
MIRANDA, Iago Jesus de; ARAÚJO, Luis Gustavo de Jesus; ALCALAY, Jônatas Lopes; SILVA, Gabriela Oliveira Mota da. Incentivando a prática de programação por meio da participação em Competições: Um relato de experiência no IFBA Campus Jacobina. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 24. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 304-313. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2024.4492.