P2P Unplugged: Uma abordagem de Computação Desplugada para o ensino de peer-to-peer
Resumo
A Computação Desplugada refere-se à apresentação de conceitos computacionais sem a utilização de computadores. Essa abordagem tem se mostrado eficaz para o desenvolvimento do Pensamento Computacional e permite o ensino de Computação em contextos com recursos limitados. Para os idealizadores da Computação Desplugada, a Computação pode ser abordada de forma lúdica, com conceitos sendo explicados de maneira mais acessível, por meio de materiais simples, como papel e giz de cera. No entanto, ainda há uma escassez de atividades desplugadas disponíveis diante da amplitude de conceitos computacionais. No que diz respeito a áreas como Redes de Computadores, a quantidade de atividades disponíveis é ainda menor. Com a implementação da BNCC de Computação, a demanda por mais recursos nessa área aumentou. Assim, este artigo visa apresentar uma atividade desplugada para o ensino da arquitetura peer-to-peer, alinhada à BNCC Computação, que foi concebida e avaliada no contexto da formação de professores do curso de Licenciatura em Computação. Os resultados demonstram que a atividade proposta é apropriada para o nível escolar e tema abordado, além de manter o caráter lúdico das atividades desplugadas originais.Referências
Araujo, L. G. (2024). Metodologia ibp3a. [link]. Acessado em 30 de Set. de 2024.
Barichello, L., Moraes, J. B., Lancini, I. C., and Santos, M. B. (2020). Computação desplugada. [link]. Acessado em 30 de Set. de 2024.
Bezerra, G., Barbosa, M., Alves, S., and da Silva Coutinho, J. C. (2017). Ensino de computação no ensino médio utilizando técnicas da computação desplugada: um relato de experiência. In II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+ E 2017).
Brasil (2022). Resolução nº 1, de 4 de outubro de 2022. normas sobre computação na educação básica - complemento à bncc. Disponível em: [link]. Acessado em 18 de Fev. de 2022.
Bulhões, D. B., Barbosa, F. R., Viana, R. P., Santos, C. Q., and Villela, M. (2019). O uso da computação desplugada no processo de ensino-aprendizagem de alunos do curso técnico em informática. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 932.
Melgaço, A. and Dias, J. (2019). Desenvolvimento e aplicação de práticas desplugadas para o ensino de redes de computadores. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, pages 481–490.
Santana, B. L., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2020). Computação e sociedade: Uma proposta de educação em computação para o oitavo ano do ensino fundamental ii. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 81–90. SBC.
Santos, E. S., Vera, W. F. M., and de Souza Matos, E. (2017). A percepção dos professores sobre a prática da interdisciplinaridade no ensino de computação para escolares. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Sassi, S. B., Maciel, C., and Pereira, V. C. (2021). Revisão sistemática de estudos sobre computação desplugada na educação básica e superior de 2014 a 2020: tendências no campo. Revista Contexto & Educação, 36(114):10–30.
Silva, V., Souza, A., and Morais, D. (2016). Pensamento computacional no ensino de computação em escolas: Um relato de experiência de estágio em licenciatura em computação em escolas públicas. In Congresso Regional sobre tecnologias na educação, pages 324–325.
Barichello, L., Moraes, J. B., Lancini, I. C., and Santos, M. B. (2020). Computação desplugada. [link]. Acessado em 30 de Set. de 2024.
Bezerra, G., Barbosa, M., Alves, S., and da Silva Coutinho, J. C. (2017). Ensino de computação no ensino médio utilizando técnicas da computação desplugada: um relato de experiência. In II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+ E 2017).
Brasil (2022). Resolução nº 1, de 4 de outubro de 2022. normas sobre computação na educação básica - complemento à bncc. Disponível em: [link]. Acessado em 18 de Fev. de 2022.
Bulhões, D. B., Barbosa, F. R., Viana, R. P., Santos, C. Q., and Villela, M. (2019). O uso da computação desplugada no processo de ensino-aprendizagem de alunos do curso técnico em informática. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 932.
Melgaço, A. and Dias, J. (2019). Desenvolvimento e aplicação de práticas desplugadas para o ensino de redes de computadores. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, pages 481–490.
Santana, B. L., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2020). Computação e sociedade: Uma proposta de educação em computação para o oitavo ano do ensino fundamental ii. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 81–90. SBC.
Santos, E. S., Vera, W. F. M., and de Souza Matos, E. (2017). A percepção dos professores sobre a prática da interdisciplinaridade no ensino de computação para escolares. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Sassi, S. B., Maciel, C., and Pereira, V. C. (2021). Revisão sistemática de estudos sobre computação desplugada na educação básica e superior de 2014 a 2020: tendências no campo. Revista Contexto & Educação, 36(114):10–30.
Silva, V., Souza, A., and Morais, D. (2016). Pensamento computacional no ensino de computação em escolas: Um relato de experiência de estágio em licenciatura em computação em escolas públicas. In Congresso Regional sobre tecnologias na educação, pages 324–325.
Publicado
05/11/2024
Como Citar
SOUZA, José Gustavo da Silva; SILVA, Vinicius dos Reis; ARAUJO, Luis Gustavo de Jesus.
P2P Unplugged: Uma abordagem de Computação Desplugada para o ensino de peer-to-peer. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 24. , 2024, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 365-373.
DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2024.4426.
