Redes de Cafés: Uma abordagem de Computação Desplugada para o ensino de arquitetura cliente-servidor

  • Andressa Mota da Silva Santos IFBA
  • Rulian de Jesus Cruz IFBA
  • Luis Gustavo de Jesus Araujo IFBA

Resumo


A Computação Desplugada consiste em apresentar conceitos computacionais sem o uso de computador. Este tipo de atividade tem se mostrado bastante adequada para o desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de viabilizar o ensino de Computação em ambientes com poucos recursos. Para os criadores da Computação Desplugada, a Computação pode ser lúdica e seus conceitos são mais facilmente explicados com uso de materiais simples como papel e giz de cera. Por outro lado, existem poucas atividades desplugadas disponíveis, se considerarmos a amplitude dos conceitos computacionais existentes. Para áreas como Redes de Computadores, o número de atividades é consideravelmente menor. Com a criação da BNCC Computação, a necessidade por mais atividades foi intensificada. Desse modo, este artigo visa apresentar uma atividade desplugada para a prática educativa sobre a arquitetura clienteservidor, baseada na BNCC Computação, concebida e avaliada em um contexto de formação de professores do curso de Licenciatura em Computação do IFBA. Os resultados apresentam adequação da atividade ao ano e tema proposto, além do caráter lúdico presente nas atividades desplugadas originais.

Referências

Araujo, L. G. (2024). Metodologia ibp3a. [link]. Acessado em 30 de Set. de 2024.

Araújo, L. G. J., Santana, B. L., and Bittencourt, R. A. (2020). Computaçao e o mundo: Uma proposta de educaçao em computaçao para o nono ano do ensino fundamental ii. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 21–30. SBC.

Barichello, L., Moraes, J. B., Lancini, I. C., and Santos, M. B. (2020). Computação desplugada. [link]. Acessado em 30 de Set. de 2024.

Bell, T., Witten, I. H., and Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged–Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador.

Bell, T. C., Witten, I. H., and Fellows, M. (1998). Computer Science Unplugged: Off-line activities and games for all ages. Computer Science Unplugged.

Brasil (2022). Resolução nº 1, de 4 de outubro de 2022. normas sobre computação na educação básica - complemento à bncc. Disponível em: [link]. Acessado em 18 de Fev. de 2022.

Dos Santos, W. O., Silva, F. C., Hinterholz, L. T., Isotani, S., and Bittencourt, I. I. (2018). Computaçao desplugada: Um mapeamento sistemático da literatura nacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, 16(2):626–635.

Rosa, M. L. d. L., da Silva, M. L., and Marques, T. V. (2023). A computação desplugada como estímulo ao pensamento computacional: Uma proposta para o quinto ano do ensino fundamental. Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX), 1.

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2020). Computação e sociedade: Uma proposta de educação em computação para o oitavo ano do ensino fundamental ii. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 81–90. SBC.

Santos, A. C. G., do Nascimento, I. M., and Oliveira, W. (2023). Da bncc à bncc computação: Histórico, afinidades e desafios na implementação de um currículo único. In Anais Estendidos do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 52–53. SBC.

Sassi, S. B., Maciel, C., and Pereira, V. C. (2021). Revisão sistemática de estudos sobre computação desplugada na educação básica e superior de 2014 a 2020: tendências no campo. Revista Contexto & Educação, 36(114):10–30.

Silva, F., Guimarães, K., and Laurence, M. (2019). Introdução a ciência da computação com computação desplugada no ensino fundamental ii. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, pages 1059–1063.
Publicado
05/11/2024
SANTOS, Andressa Mota da Silva; CRUZ, Rulian de Jesus; ARAUJO, Luis Gustavo de Jesus. Redes de Cafés: Uma abordagem de Computação Desplugada para o ensino de arquitetura cliente-servidor. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 24. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 383-392. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2024.4408.