Um relato de experiência do desenvolvimento de aplicativos na educação básica

  • Mike Christian Sousa Araujo IFPI
  • Ewerton Costa Sousa IFPI
  • Bruna de Freitas Iwata IFPI
  • Thiago Reis da Silva IFMA

Resumo


A prática educacional construída pela compreensão dos atores locais promove o conhecimento e o engajamento com percepção do aluno como parte do processo de desenvolvimento social e local. O trabalho traz o relato da execução de uma oficina aplicada com alunos do ensino médio para construção de protótipos de aplicativos, utilizando ferramenta de programação em blocos. Como resultado os alunos desenvolveram 3 protótipos contextualizados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2: Agricultura Sustentável e Fome Zero.

Referências

Cavalcante, M.; Molisani, E. (2020) “Educação 4.0”. In: BURD, Oscar Julio. Educação 4.0 Reflexões, práticas e potenciais caminhos. Disponível em: [link]. Acesso em: maio 2024.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia E Estatística. Panorama: Angical do Piauí. Disponível em: [link]. Acesso em: outubro de 2024.

Eloy, A. (2020) “Integrando a programação de computadores na Educação Básica como vetor para a Educação 4.0”, In: BURD, Oscar Julio. Educação 4.0 Reflexões, práticas e potenciais caminhos. Disponível em: [link]. Acesso em: maio 2024

Finkler, G. H.; Vieira, G. B.; Cassol, I. V.; Krein, N.; Cavalheiro, M. R. M.; Battisti, G. (2021) “Estudo de sistemas de desenvolvimento de mobile apps para ensino de programação na rede básica de ensino”. XXI Jornada de Extensão, UNIJUI.

Leôncio, N. N.; Sousa, C. C.; Sousa, R. P.; Melo, R. F. (2017) “Programação em blocos com o Mit App Inventor: Um relato de experiência com alunos do ensino médio” In: XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017), Recife-PE.

ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: [link]. Acesso em: outubro de 2024.

Perin, A. N. J.; Silva, D. E.; Valentin, N. M. C. (2021) “Um benchmark de ferramentas de programação em blocos que podem ser utilizadas nas salas de aula do Ensino Médio”. In: XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2021.

Rodrigues, G. R.; Kasahara, R. R.; Silva, B. K.; Moraes, L. S.; Alves, F. J. (2019) “Relatos de Experiência do Ensino de Matrizes através da Programação em Blocos com alunos do Ensino Técnico de Sistemas em Telecomunicações”. In: VI Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, Belém-PE.
Publicado
05/11/2024
ARAUJO, Mike Christian Sousa; SOUSA, Ewerton Costa; IWATA, Bruna de Freitas; SILVA, Thiago Reis da. Um relato de experiência do desenvolvimento de aplicativos na educação básica. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 24. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 410-418. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2024.4449.