Desenvolvimento de Tecnologia Acessível em Realidade Virtual para Inclusão de usuários
Resumo
O objetivo desta pesquisa estava direcionado ao desenvolvimento de tecnologia acessível de hardware para uso da realidade virtual em diversos ambientes e por um maior número de pessoas, permitindo mitigar que o avanço tecnológico constitui-se uma barreira social. A pesquisa aplicada utilizou de métodos e técnicas para análise das tecnologias disponíveis no mercado e criação de um óculo RV acessível e sustentável. A tecnologia desenvolvida é validada e permite interação imersiva com ambientes RV, possui potencial de inovação e criatividade, contudo apresenta desafios a serem explorados. Considera-se a continuidade da pesquisa de modo a otimizar ainda mais a experiência dos usuários.Referências
BAXTER, Mike. “Projeto de produto, Guia prático para o Design de novos produtos”. 2 ed. São Paulo: Edgar Blucher, 2000.
JERALD, J. “The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality”. New York: Morgan & Claypool Publishers, 2015.
LÖBACH, Bernd. “Design industrial”. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MORAES, A.; MONT’ALVÃO, C.. “Ergonomia, Conceitos e Aplicações”. Rio de Janeiro: iUsEr, 2003
ROZENFELD, Henrique; AMARAL, Daniel Capaldo. “Gestão de projetos em desenvolvimento de produtos”. São Paulo: Saraiva, 2006.
TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (org.). “Introdução a Realidade Virtual e Aumentada”. Porto Alegre: Editora SBC, 2018.
TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson Augusto. “Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada”. Editora SBC, 2006.
JERALD, J. “The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality”. New York: Morgan & Claypool Publishers, 2015.
LÖBACH, Bernd. “Design industrial”. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MORAES, A.; MONT’ALVÃO, C.. “Ergonomia, Conceitos e Aplicações”. Rio de Janeiro: iUsEr, 2003
ROZENFELD, Henrique; AMARAL, Daniel Capaldo. “Gestão de projetos em desenvolvimento de produtos”. São Paulo: Saraiva, 2006.
TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (org.). “Introdução a Realidade Virtual e Aumentada”. Porto Alegre: Editora SBC, 2018.
TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson Augusto. “Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada”. Editora SBC, 2006.
Publicado
05/11/2024
Como Citar
SILVEIRA, Carina Santos; SANTOS, Ana Nery dos; OLIVEIRA, Cecília dos Santos; ARNAUT, France Ferreira de Souza.
Desenvolvimento de Tecnologia Acessível em Realidade Virtual para Inclusão de usuários. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 24. , 2024, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 449-458.
DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2024.4388.
