Metodologias ativas no ensino de frameworks para o desenvolvimento de aplicativos mobile: uma experiência com estudantes do Ensino Médio

  • Douglas Oliveira de Jesus UEFS
  • Pâmela Michele Cândida Cortez UEFS

Resumo


Este artigo relata uma experiência focada na aplicação de metodologias ativas no ensino de frameworks para o desenvolvimento de aplicativos mobile, envolvendo estudantes do Ensino Médio da região metropolitana de Feira de Santana. O projeto foi dividido em quatro módulos e utilizou os frameworks Django e Flutter, destinado a criação de um aplicativo para uma ONG de preservação ambiental. A abordagem ativa combinou videoaulas com práticas colaborativas, desafiando os estudantes a aplicarem conceitos de modelagem de sistemas e desenvolvimento de interfaces de usuário. Questionários periódicos foram aplicados para mensurar o impacto da metodologia na evolução do aprendizado e no desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais. Os resultados destacam a eficácia das metodologias ativas em promover maior engajamento, autonomia e criatividade no processo de aprendizagem, além de melhorar significativamente as competências técnicas dos alunos no desenvolvimento de software.

Referências

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Publicado
05/11/2024
JESUS, Douglas Oliveira de; CORTEZ, Pâmela Michele Cândida. Metodologias ativas no ensino de frameworks para o desenvolvimento de aplicativos mobile: uma experiência com estudantes do Ensino Médio. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 24. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 430-439. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2024.4397.