Umistick: Um Joystick de Sopro Baseado em um Sensor de Umidade

  • Gabriel Alves Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Victor Sarinho Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Resumo


Diferentes abordagens vem sendo aplicadas na monitoração de sinais fisiológicos para detecção do sopro. Este artigo apresenta o Umistick, um joystick que permite a execução de comandos de controle de jogos digitais tendo como base a variação de umidade gerada pelo ato de soprar. Para tal, são descritos o esquema de hardware prototipado, a lógica definida para o sistema de geração de comandos de teclado, e os resultados obtidos com testes preliminares de jogabilidade. Como resultado, obteve-se uma solução simples, de baixo custo e de fácil manutenção, capaz de fornecer desempenho e jogabilidade satisfatórios, bem como representar uma nova abordagem para a execução de exercícios repetitivos realizados em terapias fonoaudiológicas.

Referências

Arroyo-Palacios, J. and Romano, D. M. (2009). Exploring the use of a respiratory computer interface for game interaction. In Games Innovations Conference, 2009. ICE-GIC 2009. International IEEE Consumer Electronics Society’s, pages 154–159. IEEE.

Chen, W.-H. (2015). Blowatch: Blowable and hands-free interaction for smartwatches. In Proceedings of the 33rd Annual ACM Conference Extended Abstracts on human factors in computing systems, pages 103–108. ACM.

Clua, E. W. G. (2014). Jogos sérios aplicados a saúde. Journal of Health Informatics, 1.

Comin, I. and Passos Filho, L. P. d. P. (1999). Ortopedia funcional dos maxilares e fonoaudiologia: uma possibilidade terepêutica multidisciplinar. Rev. dent. press ortodon. ortop. maxilar, 4(4):63–70.

Ifugu (2011). Space invaders remixed. https://scratch.mit.edu/projects/1979494/. Accessed: 2018-06-18.

Lund, A. M. (2001). Measuring usability with the use questionnaire12. usability interface. 8(2):3–6.

Patel, S. N. and Abowd, G. D. (2007). Blui: low-cost localized blowable user interfaces. In Proceedings of the 20th annual ACM symposium on User interface software and technology, pages 217–220. ACM.

Sarinho, V. T. (2017). Cornestick: Um joystick de sopro para jogos digitais. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).
Publicado
22/08/2018
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Gabriel; SARINHO, Victor. Umistick: Um Joystick de Sopro Baseado em um Sensor de Umidade. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 18. , 2018, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 94-99.