Firstaid: Um Jogo para Auxiliar no Processo de Construção das Noções Básicas de Primeiros Socorros
Resumo
Jogos digitais são largamente utilizados na introdução de conteúdos básicos e complexos. Trata-se de uma metodologia de ensino-aprendizagem que se destaca em áreas com maiores curvas de aprendizagem e/ou desinteressantes a um público especı́fico. Por diversos motivos, o ensino de primeiros socorros, por sua vez, tem se mostrado ineficiente para crianças e adolescentes, quando não inexistente. Este artigo apresenta o desenvolvimento do jogo ”Firstaid”, idealizado para utilização no processo de construção das noções iniciais de primeiros socorros, em especial na faixa etária citada.
Referências
Banaschak, P. (1999). Early East Asian Chess Pieces. Rio de Janeiro.
Fiocruz (2003). Manual de Primeiros Socorros. Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro.
Huizinga, J. (2007). Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Sao Paulo.
IFRC (2011). International first aid and resuscitation. International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies
Linietsky, J., Manzur, A., and Community, G. (2014). Godot docs. http://docs.godotengine.org/. Accessed: 2018-06-01.
Mitchell, A. and Savill-Smith, C. (2004). The use of computer and video games for learning: A review of the literature. Ultralab, London.
Newzoo (2011). Infographic: The brazilian games market. Acesso em: 10 jun. 2018.
Novaes, J. and Novaes, G. (1994). Manual de Primeiros Socorros Para Educacão Física. Rio de Janeiro.
Sarinho, V. T. (2017). Uma proposta de game design canvas unificado. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames)