Uma proposta de simulador de casos clínicos em fisioterapia

  • Cristian Reis – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Pedro Kislansky - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Mateus Torres - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Carla Santos - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Icaro Alves - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Felipe Neves - Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo


Este artigo relata um trabalho cientifico em desenvolvimento. Ele está sendo realizado por cinco estudantes de graduação e dois professores orientadores. O trabalho consiste em desenvolver um sistema para ajudar estudantes e professores do curso superior de fisioterapia a estudar casos clínicos. Uma metodologia hibrida está sendo utilizada para o desenvolvimento do sistema. Pelo sistema possuir um alto grau de complexidade foram utilizadas técnicas modernas de levantamento de requisitos para descrevê-los e para modelar a estrutura geral do sistema. O projeto encontra-se em fase de implementação. Este artigo traz os resultados do projeto até este ponto e descreve os desafios que foram encontrados e as lições aprendidas.

Referências

Blackstock, Felicity C., Kathryn M. Watson, Norman R. Morris, Anne Jones, Anthony Wright, Joan M. McMeeken, Darren A. Rivett, et al. 2013. “Simulation Can Contribute a Part of Cardiorespiratory Physiotherapy Clinical Education: Two Randomized Trials.” Simulation in Healthcare 8 (1): 32–42. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e318273101a.

Chandra, Vishal. 2015. “Comparison between Various Software Development Methodologies.” International Journal of Computer Applications 131 (9): 7–10. http://www.ijcaonline.org/research/volume131/number9/chandra-2015-ijca-
907294.pdf.

Charmaz, Kathy. 2006. Constructing Grounded Theory. Trowbndge, Wiltshire: SAGE Publications Ltd.

Conte, Tayana, Reinaldo Cabral, and Gh Travassos. 2009. “Aplicando Grounded Theory Na Análise Qualitativa de Um Estudo de Observação Em Engenharia de Software–Um Relato de Experiência.” … Sobre a Engenharia de Software …, no. 2006: 26–37. http://www.uspleste.usp.br/jporto/woses2009/anais/03-WOSES-2009.pdf.

Elian, Shereen A, and Diala A Hamaidi. 2018. “The Effect of Using Flipped Classroom Strategy on the Academic Achievement of Fourth Grade Students in Jordan.” International Journal of Emerging Technologies in Learning, 110–25.

Glaser, Barney G, and Anselm L Strauss. 1967. The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research. Observations. Vol. 1. https://doi.org/10.2307/2575405.

Henry, Beverly W., Carolinda Douglass, and Irene M. Kostiwa. 2007. “Effects of Participation in an Aging Game Simulation Activity on the Attitudes of Allied Health Students toward Older Adults.” The Internet Journal of Allied Health Sciences and Practice. 5 (4): 5. http://nsuworks.nova.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1166&context=ijahsp.

“JSON.” 2018. 2018. https://www.json.org/.

Machado, Emanuela, Silva Saraiva, Gustavo De Oliveira Alencar, Yanaina Samya, Oliveira Machado, Antônia Edna, and Belém Gomes. 2018. “Artigo Uso Da Estratégia Aprendizagem Baseada Em Equipes Em Disciplinas Da Graduação Em Farmácia Use of Team-Based Learning Strategy in Pharmacy Graduate Disciplines Introdução,” 831–38.

Mori, Brenda, Heather Carnahan, and Jodi Herold. 2015. “Use of Simulation Learning Experiences in Physical Therapy Entry-to-Practice Curricula: A Systematic Review.” Physiotherapy Canada 67 (2): 194–202. https://doi.org/10.3138/ptc.2014-40E.

Motola, Ivette, Luke A. Devine, Hyun Soo Chung, John E. Sullivan, and S. Barry Issenberg. 2013. “Simulation in Healthcare Education: A Best Evidence Practical Guide. AMEE Guide No. 82.” Medical Teacher 35 (10): 142–59. https://doi.org/10.3109/0142159X.2013.818632.

Pedreira, Oscar, Félix García, Nieves Brisaboa, and Mario Piattini. 2015. “Gamification in Software Engineering - A Systematic Mapping.” Information and Software Technology 57 (1): 157–68. https://doi.org/10.1016/j.infsof.2014.08.007.

Ribas, Jonathan Heverson. 2014. “Desenvolvimento de Classes de Teste Para a Camada de Persistência Do Framework de Preço de Venda (FrameMK) Usando JUnit.” Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Rocha, Camila Cristina. 2014. “Joint Application Design (JAD).” 2014. http://www.matera.com/blog/post/joint-application-design-jad.

Ropero, Jorge, Carlos Leon, Alejandro Carrasco, Ariel Gomez, and Octavio Rivera. 2011. “Fuzzy Logic Applications for Knowledge Discovery: A Survey.” International Journal of Advancements in Computing Technology 3 (6): 187–98. https://doi.org/10.4156/ijact.vol3.issue6.22.

Roy, AR. 2007. “A Fuzzy Soft Set Theoretic Approach to Decision Making Problems.” Journal of Computational and Applied Mathematics 203: 412–18. https://doi.org/10.1016/j.cam.2006.04.008.

Sabus, C., D. Sabata, and D. Antonacci. 2011. “Use of a Virtual Environment to Facilitate Instruction of an Interprofessional Home Assessment.” Allied Health, 199–205.

Santos, Rafael Teixeira; Lopes Gazoni, Rosenclever Dos. 2018. “APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES E A INSTRUÇÃO POR PARES.” In VI Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas Do UGB.
http://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/712.

Seaman, C.B. 1999. “Qualitative Methods in Empirical Studies of Software Engineering.” IEEE Transactions on Software Engineering 25 (4): 557–72. https://doi.org/10.1109/32.799955.

“Second Life.” n.d. Accessed May 10, 2018. https://secondlife.com/.

Seefeldt, Teresa M., Jane R. Mort, Barbara Brockevelt, Jarod Giger, Becca Jordre, Michael Lawler, Wade Nilson, and Lana Svien. 2012. “A Pilot Study of Interprofessional Case Discussions for Health Professions Students Using the
Virtual World Second Life.” Currents in Pharmacy Teaching and Learning 4 (4): 224–31. https://doi.org/10.1016/j.cptl.2012.05.007.

Stol, Klaas-jan, Paul Ralph, and Brian Fitzgerald. 2016. “Grounded Theory in Software Engineering Research : A Critical Review and Guidelines,” no. Aug 2015: 120–31.

Tiwari, Saurabh, Santosh Singh Rathore, and Atul Gupta. 2012. “Selecting Requirement Elicitation Techniques for Software Projects.” 2012 CSI 6th International Conference on Software Engineering, CONSEG 2012. https://doi.org/10.1109/CONSEG.2012.6349486.

Vijayasarathy, Leo R., and Charles W. Butler. 2016. “Choice of Software Development Methodologies: Do Organizational, Project, and Team Characteristics Matter?” IEEE Software 33 (5): 86–94. https://doi.org/10.1109/MS.2015.26.

W3Consortium. n.d. “Extensible Markup Language (XML).” Accessed May 21, 2018. https://www.w3.org/XML/
Publicado
22/08/2018
Como Citar

Selecione um Formato
REIS, Cristian; KISLANSKY, Pedro; TORRES, Mateus; SANTOS, Carla; ALVES, Icaro; NEVES, Felipe. Uma proposta de simulador de casos clínicos em fisioterapia. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 18. , 2018, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 268-277.