E-Gestor Informacional GATT-OMC: Rápido Acesso a Tarifas em Comércio Internacional
Resumo
Este trabalho objetiva desenvolver um produto de análise de dados (data analytics) embasado no aparato de software de Business Intelligence, para conseguir a organização dos datos relativos a tarifas de comércio internacional. O objetivo é oferecer aos gestores de empresas de comércio exterior uma tela com informação organizada a partir dos dados coletados nas tabelas de tarifas da Organização Mundial do Comércio. Com este Data Analytics, o “e-Gestor Informacional”, o pessoal das empresas multinacionais serão capazes de comparar níveis de tarifas por país e por produto ao longo de cinco anos, concedendo então uma informação organizada sobre os níveis de tarifas implementados por determinado país a cada ano. Isto poderia contribuir com uma análise mais profunda dos custos de produção em relação ao exportador. O conhecimento gerado por esta informação organizada será a redução de custos ao longo da cadeia produtiva, por que tal processo informacional melhorou a tomada de decisão. Este trabalho contribuirá na compreensão de como a Gestão da Informação usa o Business Intelligence (TI) para conseguir a organização de dados e como esse relacionamento pode auxiliar no ambiente organizacional do comércio internacional através do processamento de informação, tornando possível um melhoramento na tomada de decisão. A metodologia foi revisão de literatura, descritiva e qualitativa, e o desenvolvimento da coleta e organização dos dados através do software de Business IntelligenceI, “Power BI”, que se tornará o “e-Gestor GATT-OMC.
Referências
EIDENE, M.N.; KARLSEN, I.A. Real Time Business Intelligence and Decision-Making How does a Real Time Business Intelligence system enable better and timelier decision-making? An exploratory case study. 2012, 87 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Informação – Master in Information Systems), University of Agder, Kristiansand, Noruega, 2012.
PÄÄKKÖNEN, P. The role of Business Intelligence for Internationalization and Organizational Learning. 2015, 93 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Negócios Internacionais – Master in Management and International Business), Faculty of Economics and Business Administration, University of Oulu, Oulu, Finlândia
PETRINI, M.; POZZEBON, M.; FREITAS, M.T. Qual é o Papel da Inteligência de Negócios (BI) nos Países em Desenvolvimento? Um Panorama das Empresas Brasileiras, Anais XXVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD, p. 1-14, 2004
ZIORA, L. The application of Business Intelligence systems in the support of decision processes in the international enterprises, Recent Advances in Computer Science, in: 19th International Conference on Computers (Part of CSCC ‘15), Zakinthos Island, Grécia, p. 127- 131, jul. 2015