Ensinando Redes de Computadores utilizando metodologia ativa e a computação desplugada
Resumo
O ensino de redes de computadores em instituições públicas de ensino básico atualmente tem sido um grande desafio, uma vez que, a grande maioria das escolas não possui infraestrutura mínima para suporte às práticas pedagógicas. Este artigo apresenta a possibilidade de uso da computação desplugada em conjunto com metodologias ativas para favorecer o sucesso do processo de ensino e aprendizado. A partir de um relato de experiência vivenciada durante o estágio docente, foi possível constatar os efeitos provocados nos estudantes ao abandonar práticas tradicionalmente utilizadas e utilizar-se de recursos mínimos para promover uma aula diferenciada.
Referências
Bell, T.; Witten, I. e Fellows, M. (2011). “Computer Science Unplugged – Ensinando Ciência da Computação sem o uso do Computador”. Tradução de Luciano Porto
Barreto, 2011. Disponível em: http://csunplugged.org/. Acesso em 27/06/2018.
Pinto, D. (2017). “Entenda a Importância e o Papel das Metodologias Ativas de Aprendizagem”. Disponível em: https://blog.lyceum.com.br/metodologias-ativas-de-aprendizagem/. Acesso em 27/06/2018.
Moreira, M.A. (1999). Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB.
Scaico, P.; Henrique, M.; Cunha, F. e Alencar, Y. (2012). "Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças". Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3.
Souza, R.; Barreto, L; Andrade, A e Abdalla, D. (2010). "Ensinando e aprendendo conceitos sobre ciência da computação sem o uso do computador: Computação
Unplugged!!!". Congresso Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, n.1.
Vieira, A.; Passos, O.; Barreto. R.; (2013). “Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada”. WEIBASE 2013 Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wei/2013/0031.pdf. Acesso em 25/06/2018