Desenvolvendo o Pensamento Computacional através da Eletrônica Digital
Resumo
O presente artigo visa detalhar a experiência vivenciada no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, em Senhor do Bonfim, Bahia, como fruto da disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Ciências da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus na cidade supracitada. A oficina “Desenvolvendo o Pensamento computacional através da eletrônica digital” utilizou a tecnologia como ferramenta de auxílio nas aulas, facilitando a percepção dos alunos e dinamizando os conteúdos estudados. Este trabalho abordará detalhes desta prática, bem como as dificuldades quanto à criação de atividades lúdicas em escolas públicas e possíveis motivos que corroboram com esta realidade.
Referências
TAILLE, Yves de La. A indisciplina e o sentimento de vergonha. São Paulo: Sumus, 1996.
ARAÚJO, Ana Liz Souto Oliveira de; ANDRADE, Wilkerson de Lucena; GUERRERO, Dalton D. Serey. Pensamento Computacional sob a visão dos profissionais da
computação: uma discussão sobre conceitos e habilidades. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) 2015.
BARCELOS, Thiago Shumacher; SILVEIRA, Ismar Franco. Pensamento Computacional e Educação Matemática: relações para o Ensino de Computação na
Educação Básica. Disponível em:
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
HU, C. (2011) “Computational thinking: what it might mean and what we might do about it.” In: Proceedings of the 16th annual joint conference on Innovation and technology in computer science education (ITiCSE '11). ACM, New York, USA. p. 223227.
MAXIMIANO, Ana Maria. Motivação dos professores. Artigo, Londrina. 2008.
NUNES, Daltro José. (2011). “Ciência da Computação na Educação Básica”. Jornal da Ciência. 09 de setembro.
POVO, Gazeta do; Matemática, dificuldade que vem do “berço”. Disponível em:
RAMOS, Márcio Roberto Vieira. O uso de tecnologias em sala de aula. Disponível em:
THOALDO, Deise Luci P. B. O uso da tecnologia em sala de aula. Disponível em:
WALDEN, J., DOYLE, M., GARNS, R. e HART, Z. (2013) “An informatics perspective on computational thinking”. In Proceedings of the 18th ACM conference on
Innovation and technology in computer science education (ITiCSE '13). ACM, New York, USA. p. 49