Ensino da Computação em Espaços de Educação Não Formal: A Experiência no Centro de Referência de Assistência Social do Munícipio de Capitão Poço-PA
Resumo
O presente estudo é um relato de experiência sobre a aplicação de projeto de intervenção que objetivou ensinar fundamentos da Computação para crianças em um espaço educativo não formal paraense e sem o uso de computadores. Considerando que esse espaço educativo não possui infraestrutura computacional avançada, optou-se por desenvolver as ações educativas utilizando a Computação Desplugada. E para isso, foi utilizada atividade desplugada sobre números binários. Por fim, ao final notou-se que os alunos possuíam conhecimento mínimo sobre Computação.
Referências
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface (Botucatu), Botucatu, v. 2, n. 2, p. 139-154, 1998.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia,1988.
________. Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Lei Orgânica da Assistência Social.
Brasilia,1993.
GOHN, M. G. M. Educação Não Formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em Educação, v. 1, p. 35-50, 2014.
MEIRELLES, Fernando S. Pesquisa anual do uso de TI. 28. ed. São Paulo: FGV, 2017. p. 23. Disponível em:
SBC. Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. Workshop sobre Educação em Computação, Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Julho, 2017. Disponível em:
VIEIRA, Anacilia; PASSOS, Odette; BARRETO, Raimundo. Um relato de experiência do uso da técnica computação desplugada. Anais do XXI WEI, p. 670-679, 2013