Ensino da Computação em Espaços de Educação Não Formal: A Experiência no Centro de Referência de Assistência Social do Munícipio de Capitão Poço-PA

  • Elbys Bastos –Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Emanuel Lima –Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Irvem Barros –Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Jean Rodrigues –Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Larissa Souza –Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Maria Silva –Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Jonas Santos –Grupo de Estudos de Pesquisas sobre Educação e Computação (GAEPEC) Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Albano Souza –Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Grupo de Estudos de Pesquisas sobre Educação e Computação (GAEPEC) Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) Universidade Tiradentes (UNIT)

Resumo


O presente estudo é um relato de experiência sobre a aplicação de projeto de intervenção que objetivou ensinar fundamentos da Computação para crianças em um espaço educativo não formal paraense e sem o uso de computadores. Considerando que esse espaço educativo não possui infraestrutura computacional avançada, optou-se por desenvolver as ações educativas utilizando a Computação Desplugada. E para isso, foi utilizada atividade desplugada sobre números binários. Por fim, ao final notou-se que os alunos possuíam conhecimento mínimo sobre Computação.

Referências

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Publicado
22/08/2018
BASTOS, Elbys; LIMA, Emanuel; BARROS, Irvem; RODRIGUES, Jean; SOUZA, Larissa; SILVA, Maria; SANTOS, Jonas; SOUZA, Albano. Ensino da Computação em Espaços de Educação Não Formal: A Experiência no Centro de Referência de Assistência Social do Munícipio de Capitão Poço-PA. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 18. , 2018, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 467-473.