L2: Aplicativo para Aprendizagem de Língua Portuguesa para Alunos Surdos

  • Scheilla Rocha – Instituto Federal de Sergipe (IFS)
  • José martins –Instituto Federal de Sergipe (IFS)
  • José Silva –Instituto Federal de Sergipe (IFS)
  • Mário farias –Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Resumo


Na contemporaneidade tem-se feito vários debates e difusões sobre a importância da diversidade no âmbito educacional para que se possa superar barreiras que impedem a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência a lugares, à informação, à comunicação. Este estudo mostra as dificuldades dos surdos em aprender a Língua Portuguesa (L2) e apresenta uma solução para esse desafio: uma Tecnologia Assistiva (T.A.). Essa tecnologia mobile de baixo custo objetiva auxiliar a aprendizagem de L2 pelos surdos, aperfeiçoando o domínio da leitura e da escrita. O projeto desta tecnologia foi dividido em quatro etapas: (1) Levantamento de dados; (2) Elaboração da T.A.; (3) Aplicação e validação da T.A.; (4) Avaliação da T.A.

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Publicado
22/08/2018
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ROCHA, Scheilla; MARTINS, José; SILVA, José; FARIAS, Mário. L2: Aplicativo para Aprendizagem de Língua Portuguesa para Alunos Surdos. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 18. , 2018, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 474-483.