Objetos Virtuais de Aprendizagem para Inclusão Digital: uma Revisão Sistemática

  • Simone Silva – Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Gilton Silva –Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Resumo


O aumento no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vêm modificando gradualmente as formas de aprendizagem. Considerando que o acesso às TIC tem ocorrido com menor intensidade que o esperado, pelos mais diversos motivos, iniciativas que promovem a Inclusão Digital são importantes no sentido de garantir que uma parcela da população, os excluídos digitais, tenham igualdade de oportunidades sociais, técnicas, econômicas e educacionais. Daí a importância em relacionar os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) e soluções projetadas para diminuir ou acabar com essa Exclusão Digital. O objetivo deste estudo foi uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), sobre as tendências no desenvolvimento e na aplicação de OVA nas diversas áreas de ensino e principalmente conhecer as soluções exclusivas par Inclusão Digital. Pode-se notar que há um certo interesse em objetos que utilizam recursos de simulação de conceitos e técnicas, não foram encontradas soluções direcionadas exclusivamente para Inclusão Digital nos trabalhos selecionados de acordo com os critérios pré definidos por esta pesquisa.

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Publicado
22/08/2018
SILVA, Simone; SILVA, Gilton. Objetos Virtuais de Aprendizagem para Inclusão Digital: uma Revisão Sistemática. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 18. , 2018, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 494-507.