Oficinas de Google Apps para facilitar a colaboração

  • Ícaro Alvim – UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Henderson Chalegre –UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jussara Machado – UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Quézia Cardoso – UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo


Trabalhar em grupo nem sempre é uma tarefa simples e muitas vezes a falta de conhecimento e de capacitação em relação ferramentas que ajudem a trabalhar colaborativamente acaba tornando o processo mais árduo. Este artigo relata uma experiência de oficinas de ferramentas colaborativas através das Google Apps realizada em uma universidade do interior da Bahia. As principais lições aprendidas durante as oficinas foram: a importância de manter a simplicidade e o foco em elementos importantes (comunicação, memória compartilhada e construção colaborativa de documentos), manter atualizações de conteúdos e o auxílio a inclusão ao mundo digital.

Referências

Chalegre, H. S., Alvim, I. V. and Bittencourt, R. A. (2017). Facilitando o Trabalho Colaborativo com Google Apps.

Fong, M. W. (2005). E-collaborations and Virtual Organizations. IGI Global.

Johnson-Lenz, P. and Johnson-Lenz, T. (1982). Groupware: The process and impacts of design choices. Computer-Mediated Communication systems: Status and evaluation, p. 45–55.

Hall, W. P., Nousala, S. and Vines, R. (2010). Using Google’s Apps for the Collaborative Construction, Refinement and Formalization of Knowledge. In The 2010 International Conference on Internet Computing (ICOMP).

Cardoso, M. and Coutinho, C. P. (2010). Ambientes de aprendizagem Web 2.0 no ensino profissional : um estudo sobre a utilização de uma ferramenta de colaboração online no módulo Estatística. Universidade do Minho, p. 8.

Mansur, A. F. U., Gomes, S. S., Lopes, A. M. de A. and Biazus, M. C. V. (2010). Novos rumos para a Informática na Educação pelo uso da Computação em Nuvem ( Cloud Education ) : Um estudo de Caso do Google Apps. Campos dos Goytacazes - RJ, n. August 2010.

Santos, R. N. R., Coelho, O. M. M. and Santos, K. L. (2014). Utilização Das Ferramentas Google Pelos Alunos Do Centro De Ciências Sociais Aplicadas Da UFPB. p. 87–108.

Brown, M. E. and Hocutt, D. L. (2015). Learning to Use, Useful for Learning: A Usability Study of Google Apps for Education. Journal of Usability Studies, v. 10, n. 4, p. 160–181.

Oliveira, L. C., Oliveira, E. C. ., Silva, K. A. da., Reis, L. P. dos . and Leme, M. da P. B. P. (2016). Usando os apps google na gestão pedagógica de escola pública. p. 1–13.

Marques, C. G. (2008). Ferramentas Google: Page Creator, Docs e Calendar. Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores.

Watson, R. (2006). Extending Google Docs to Collaborate on Research Papers.

Nascimbeni, R. and Oliveira, B. De (2012). Google Docs – Ferramenta tecnológica para elaboração de projetos. Diálogos Educacionais em revista, v. 3, n. 2, p. 89–101
Publicado
22/08/2018
ALVIM, Ícaro; CHALEGRE, Henderson; MACHADO, Jussara; CARDOSO, Quézia. Oficinas de Google Apps para facilitar a colaboração. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 18. , 2018, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 508-516.