Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento para aprimorar a aprendizagem

  • Jéssica Barreto –Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Resumo


Trata da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para otimizar a aprendizagem no âmbito educacional. O estudo surgiu da necessidade de gerar novas perspectivas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se analisar a influência das tecnologias digitais nas turmas selecionadas e se o uso reflete para compartilhamento de conhecimentos. A aplicação metodológica foi feita por meio de questionários para o 9º ano do Fundamental II e 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados permitiu inferir sobre a presença das TICs na vida dos alunos. Os resultados indicam que as tecnologias se constituem em ferramentas potencializadoras para aprendizagem desde que seja orientado o uso adequado.

Referências

ALEMU, B. M. Integrating ICT into Teaching-learning Practices: Promise, Challenges and Future Directions of Higher Educational Institutes. Disponível em: Acesso em 06 de set. de 2017.

CAIADO, Roberta Varginha Ramos. A ortografia no gênero weblog: entre a escrita digital e a escrita escolar. In: RODIGUES-JUNIOR et al. Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Singular, 2009.

GOMES, Luiz Fernando. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2011.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MORAES, Dênis de. O concreto e o virtual: mídia, cultura e tecnologia. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Editora Papirus. Campinas, 2007.

_______. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas - Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens (Volume II). SOUZA, Carlos Alberto de; e MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015
Publicado
22/08/2018
BARRETO, Jéssica. Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento para aprimorar a aprendizagem. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 18. , 2018, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 554-563.