Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento para aprimorar a aprendizagem
Resumo
Trata da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para otimizar a aprendizagem no âmbito educacional. O estudo surgiu da necessidade de gerar novas perspectivas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se analisar a influência das tecnologias digitais nas turmas selecionadas e se o uso reflete para compartilhamento de conhecimentos. A aplicação metodológica foi feita por meio de questionários para o 9º ano do Fundamental II e 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados permitiu inferir sobre a presença das TICs na vida dos alunos. Os resultados indicam que as tecnologias se constituem em ferramentas potencializadoras para aprendizagem desde que seja orientado o uso adequado.
Referências
CAIADO, Roberta Varginha Ramos. A ortografia no gênero weblog: entre a escrita digital e a escrita escolar. In: RODIGUES-JUNIOR et al. Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Singular, 2009.
GOMES, Luiz Fernando. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2011.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MORAES, Dênis de. O concreto e o virtual: mídia, cultura e tecnologia. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Editora Papirus. Campinas, 2007.
_______. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas - Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens (Volume II). SOUZA, Carlos Alberto de; e MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015