Produzindo quiz digitais para indivíduos portadores do Transtorno do Espectro Autista

  • Victória Gomes UEFS
  • Ellen Aguiar UEFS
  • Victor Sarinho UEFS

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) prejudica a transmissão de conhecimento de seus portadores, transformando o aprendizado dos mesmos em um processo demorado e laborioso. Este trabalho apresenta o desenvolvimento do QuizTEA, um jogo digital elaborado para dar suporte ao desenvolvimento de aspectos sociais e da linearidade de acontecimentos de portadores do TEA.

Referências

Aguiar, E. C., Gomes, V. O., and Sarinho, V. T. (2018). Quiztea-uma proposta de desenvolvimento de quiz digitais para indivíduos portadores do transtorno do espectro autista. XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames).

Alves,R.,Geglio,P.C.,Moita,F.,Souza,C.,and Araújo,M.(2015). O quis como recurso pedagógico no processo educacional: apresentação de um objeto de aprendizagem. In XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Pernambuco.

Barbosa, H. F. A. (2009). An´alise do recurso a novas tecnologias no ensino de autistas. PhD thesis, Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Barreto, L., Silva, N., and Melo, S. (2010). A influência dos contos infantis no desenvolvimento da linguagem infantil. Revista scientific magazine.

Bontchev, B. and Vassileva, D. (2010). Educational quiz board games for adaptive elearning. In Proc. of Int. Conf. ICTE, pages 63–70.

Cunha, R. M. (2011). Desenvolvimento e avaliação de um jogo de computador para ensino de vocabulário para crianças com autismo. Proceedings of Games for Change.

de Lira, J. O., Tamanaha, A. C., Perissinoto, J., and Osborn, E. (2009). O reconto de histórias em crianças do espectro autístico: um estudo preliminar. Revista CEFAC, 11(3):417–422.

Farias, E. and da Cunha, M. X. C. (2013). Protótipo de uma ferramenta de software para apoio no tratamento de crianças com autismo. Simpósio Brasileiro de Sistema de Informação, João Pessoa - PB.

Martins, C. B. and de Lima, R. C. (2018). Transtorno do espectro autista. Revista Brasileira de Ciências da Vida, 6(2).

Mello, A. M. S. (2001). Autismo: guia prático. Gráfica da AMA - de Amigos do Autista, doada pela FundaçãoElijass Gliksmanis.

Mendes,M.A.S.(2015). A Importância da Ludicidade no Desenvolvimento de Crianças Autistas. PhD thesis, Universidade de Brasília.

Rotta, N. T., Ohlweiler, L., and dos Santos Riesgo, R. (2015). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Artmed Editora.

Sarinho,V.T.,Oliveira,G.,andPereira,C.P.(2018). Projetoautasy: Desenvolvendo a linearidade de acontecimentos em crianças portadoras do transtorno do espectro autista. SBGames - Games and Health Workshop.
Publicado
09/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Victória; AGUIAR, Ellen; SARINHO, Victor. Produzindo quiz digitais para indivíduos portadores do Transtorno do Espectro Autista. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 13-17.