Aedes vs Repelentes: aplicando dinâmicas de Tower Defense em um jogo digital de combate ao mosquito

  • Gabriel Azevedo UEFS
  • Victor Sarinho UEFS

Resumo


Jogos sérios representam um recurso computacional que pode ser usado como ferramenta para criar novas formas de conscientização dos chamados nativos digitais. Neste sentido, este trabalho apresenta os resultados obtidos com o desenvolvimento em andamento do Aedes vs Repelentes, um jogo estilo tower defense 3D para celular que busca promover a interação e o aprendizado da população na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Para tal, mecânicas e dinâmicas conhecidas do jogo Plants vs Zombies serão reaproveitadas, as quais serão aplicadas em um cenário capaz de proporcionar um contexto de aprendizagem de prevenção em saúde pública para com seus jogadores.

Referências

Araújo, D., Rodrigues, A., Lacerda, P., Dionísio, M., and Santos, H. (2016). Processo de desenvolvimento do jogo sério miss˜ao aedes: relações entre objetivos pedagógicos, ludicidade e implicações de design. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 27, page 597.

Clua, E.W. G. and Bittencourt, J. R. (2004). Uma nova concepção para a criação de jogos educativos. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 36.

Games, P. (2009). Plants vs. zombies. PopCap Games.

Huizinga, J. (1971). Homo ludens: o jogo como elemento da cultura, volume 4. Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva.

Kikuti, M. (2014). Distribuição espacial e determinantes ecológicos para dengue em uma comunidade urbana de salvador, bahia.

Moura, J. V. C. and Sarinho, V. T. (2017). Aedes na mira - aplicando realidade virtual no combate a focos de mosquitos.

Pitta, A´ . M. and Oliveira, V. C. d. (1996). Estratégias de comunicação frente ao desafio do aedes aegypti no brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 1:137–146.

Portella, F. F., Tubelo, R. A., Zanatta, E. J., and Pinto, M. E. B. (2017). Experiência da una-sus/ufcspa no desenvolvimento de jogos educacionais.

Rizzi, L. and Haydt, R. (1997). Atividades lúdicas na educação da criança. Ática, 6th edition.

Sarinho, V. T. (2017). Uma proposta de game design canvas unificado. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).

Silva, A. C. B. d. and Gomes, A. S. (2015). Conheça e utilize software educativo: avaliação e planejamento para a educação básica. Recife: Pipa Comunicação.

Silva, T. D., Cardoso, F. S., Rodrigues, C. R., Liberto, M. I., Curri´e, M., Vannier, M. A., and Castro, H. C. (2008). Jogos virtuais no ensino: usando a dengue como modelo. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 1(2).
Publicado
09/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
AZEVEDO, Gabriel; SARINHO, Victor. Aedes vs Repelentes: aplicando dinâmicas de Tower Defense em um jogo digital de combate ao mosquito. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 18-23.