Cata-Sopro: um joystick de sopro baseado em sensores eletromagnétcos
Resumo
Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento do Cata-Sopro, um controle de videogame que possui como função principal o exercício de sopro. Para tal, é apresentado o esquema de hardware utilizado, controle lógico de funcionamento e os resultados obtidos com testes preliminares realizados. Como resultado, tem-se um aparelho simples e barato em sua confecção capaz de incentivar o exercício de sopro de maneira lúdica, bem como ser aplicado em terapias fonoaudiologias voltadas para a estimulação de exercícios orofaciais desejados.
Referências
Arroyo-Palacios, J. and Romano, D. M. (2009). Exploring the use of a respiratory computer interface for game interaction. In Games Innovations Conference, 2009.
ICE-GIC 2009. International IEEE Consumer Electronics Society’s, pages 154–159. IEEE.
Chen, W.-H. (2015). Blowatch: Blowable and hands-free interaction for smartwatches. In Proceedings of the 33rd Annual ACM Conference Extended Abstracts on human factors in computing systems, pages 103–108. ACM.
Clua, E. W. G. (2014). Jogos sérios aplicados a saúde. Journal of Health Informatics, 1.
Comin, I. and Passos Filho, L. P. d. P. (1999). Ortopedia funcional dos maxilares e fonoaudiologia: uma possibilidade terepêutica multidisciplinar. Rev. dent. press ortodon. ortop. maxilar, 4(4):63–70.
Patel, S. N. and Abowd, G. D. (2007). Blui: low-cost localized blowable user interfaces. In Proceedings of the 20th annual ACM symposium on User interface software and technology, pages 217–220. ACM.
Sarinho, V. T. (2017). Cornestick: Um joystick de sopro para jogos digitais. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).