Desenvolvimento de um semáforo inteligente utilizando arduino e sensores infravermelhos

  • Alisson Santos UEFS
  • Beatriz Santana UEFS
  • Danrlei Araújo UEFS
  • Elvis Serafim UEFS
  • Esther Araújo UEFS
  • Ivanildo Silva UEFS
  • Gustavo Alves UEFS
  • Matheus Lima UEFS

Resumo


Devido a grande incidência de acidentes de trânsito, houve um crescimento na demanda por soluções que visavam proteger os pedestres durante a travessia da faixa. Fora constatado que boa parte dos acidentes nas faixas de pedestre, ocorreram em situações nas quais os motociclistas e motoristas não conseguiram frear a tempo no sinal vermelho, com isso acabaram por atingir os pedestres que estavam atravessando. Tendo em vista essas necessidades, esse artigo visa detalhar o desenvolvimento de um protótipo de um semáforo inteligente que, baseando-se na velocidade com que os veículos se aproximam do sinal, avisa o pedestre se dá tempo de atravessar, isto é, supondo-se que o veículo não consiga frear na sinaleira. Para a construção do protótipo foi utilizado um Arduino e sensores infravermelho, que são materiais relativamente de baixo custo e com vasta disponibilidade no mercado.

Referências

de Souza, A. R., Paixão, A. C., Uzêda, D. D., Dias, M. A., Duarte, S., and de Amorim, H. S. (2011). A placa arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo pc. Revista Brasileira de Ensino de Física, 33(1):1702.

Kumaar, M. A., Kumar, G. A., and Shyni, S. (2016). Advanced traffic light control
system using barrier gate and gsm. In Computation of Power, Energy Information and
Commuincation (ICCPEIC), 2016 International Conference on, pages 291–294. IEEE.

Tanwar, R., Majumdar, R., Sidhu, G. S., and Srivastava, A. (2016). Removing traffic congestion at traffic lights using gps technology. In Cloud System and Big Data Engineering (Confluence), 2016 6th International Conference, pages 575–579. IEEE.

G1 CAMPINAS. Atropelamento de pedestres é 2ª maior causa de mortes em acidentes de trânsito em Campinas. Disponível em: < http://twixar.me/7JgK>- Acesso em: 06 de abril de 2019
Publicado
09/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Alisson; SANTANA, Beatriz ; ARAÚJO, Danrlei; SERAFIM, Elvis; ARAÚJO, Esther ; SILVA, Ivanildo; ALVES, Gustavo ; LIMA, Matheus. Desenvolvimento de um semáforo inteligente utilizando arduino e sensores infravermelhos. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 77-82.