Desenvolvimento de um kit didático para experimentos de fundamentos de eletricidade
Resumo
A utilização de diferentes recursos didáticos nas salas de aula torna o aprendizado mais dinâmico possibilitando que os estudantes desenvolvam melhor sua criatividade e compreensão. Porém, a aquisição desses recursos na maioria dos casos tem custo elevado e muitas vezes as instituições não tem a capacidade de adquiri-los em quantidade suficiente para as salas e laboratórios. Desta forma o desenvolvimento desses recursos didáticos nas próprias instituições de ensino pode tornar-se uma excelente alternativa econômica, além de também contribuírem com a incorporação de novos conhecimentos nos estudantes envolvidos durante o projeto. Este artigo descreve o desenvolvimento de um kit didático experimental para o ensino e aprendizagem de fundamentos básicos de circuitos elétricos de corrente contínua (CC).
Referências
COLOMBO, C. R.; SANTANA, M. J. A. Um meio de fomentar um processo de ensino de engenharia baseado em pesquisa. Anais do XXXIV COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Passo Fundo: UPF, 2006.
CUNHA, F. L.; FREITAS, R. A. C. Metodologia para projeto e implementação de laboratórios de cursos de engenharia. Anais do XXXVIII COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Fortaleza, 2010.
Habbib, Z.. Effect of use of Teaching Kit on Performance of Students at Primary level. Pakistan Vision Vol. 17 No. 1, 2016.
PAINES, P. Desenvolvimento de um kit didático para o ensino de amplificadores operacionais. Dissertação de Mestrado (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2014.
REIS, M. L. et al.. Simulação de um kit didático para convolução de sinais. Anais do XLV COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2017.
VICTORETTE, A. et al.. Pesquisa e desenvolvimento de um kit didático para o ensino de amplificadores operacionais. Anais do XXXIV COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2006.