Tellfunny: auxiliando crianças na pronúncia e aprendizado das palavras através de um jogo 

  • Ariel Inácio UFAL
  • Samilly Nunes UFAL

Resumo


Não só no Brasil, mas mundialmente, muitas crianças sofrem com distúrbios e dificuldades na aprendizagem da fala. Geralmente, estes problemas vêm acompanhados de deficiências como a auditiva, transtorno fonológico, apraxia, entre outras. Nesses casos, é necessária a constante prática de exercícios que estimulem a fala. Sabendo-se que a tecnologia pode ser uma grande aliada desses tratamentos, este trabalho propõe o uso do jogo Tellfunny (fala divertida). Este jogo foi desenhado para servir no tratamento dessas crianças e visa por um melhor desenvolvimento destas.

Referências

CTS Informática - site oficial. https://www.ctsinformatica.com.br/apps-aplicativos/app-fonospeak-aquisicao-dos-fonemas . Acesso em: 17 de fev. 2019.

Giusti, Dra Elisabete. Atraso no desenvolvimento da fala: quando se preocupar. [S. l.], 2017. Disponível em: https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/atraso-no-desenvolvimento-da-fala-quando-se-preocupar/. Acesso em: 17 fev. 2019.

Hearing loss. [S. l.], 2014. Disponível em:https://www.marchofdimes.org/complications/hearing-impairment.aspx. Acesso em:20 fev. 2019.

Majolo, Natalie. Estudo aborda motivos que levam crianças a ter dificuldades fonoaudiológicas. [S. l.], 2016. Disponível em: http://www.usp.br/aunantigo/exibir?id=7695&ed=1341&f=68. Acesso em: 17 fev. 2019.

Moura A. M. C. Apropriação do telemóvel como ferramenta de mediação em mobile learning. Estudos de caso em contexto educativo. Braga: Universidade do Minho, 2010.

National Institute on Deafness and other Communication Disorders (NIDCD) - Site oficial. Disponível em: https://www.nidcd.nih.gov/health/statistics/statistics-voice-speech-and-language. Acesso em: 23 fev. 2019

Oliveira, Gisley; Neto, Joaquim Saback D`oliveira; Prazeres, Márcia Monteiro da Costa Prazeres. A qualidade do ensino para crianças com necessidades especiais, e a Formação dos Professores. [S. l.], 2017. Disponível em: https://joaquimsaback.jusbrasil.com.br/artigos/410103052/a-qualidade-do-ensino-para-criancas-com-necessidades-especiais-e-a-formacao-dos-professores. Acesso em: 8 mar. 2019.

Ruprecht, Theo ; Bergamo, Karolina. Criança que não consegue falar direito merece atenção. [S. l.], 2016. Disponível em: https://saude.abril.com.br/familia/crianca-que-nao-consegue-falar-direito-merece-atencao/. Acesso em: 17 fev. 2019.

Santos, Maria Carolina de Souza (2013). Disvoice: Aplicativo De Apoio À Fonoaudiologia Para Dispositivos Móveis. 02 de dezembro de 2013. Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM.

Thompson et al. Serious Video Games for Health. Simulation and Gaming. v.20, n.10, 98 dec., 2008.
Publicado
09/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
INÁCIO, Ariel; NUNES, Samilly . Tellfunny: auxiliando crianças na pronúncia e aprendizado das palavras através de um jogo . In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 89-94.