Instrumento de medição para pessoas com deficiência visual
Resumo
Estima-se que mais de 580 mil pessoas possuem deficiência visual no Brasil. Apesar do surgimento de diversas tecnologias de apoio a pessoas com deficiência, denominadas Tecnologias Assistivas, aqueles que possuem deficiência visual ainda enfrentam diversas limitações em atividades da vida diária. Este trabalho se concentra no desenvolvimento de um instrumento de medição de comprimento adaptado para que pessoas cegas ou com baixa visão possam obter medidas de comprimento de forma autônoma. Utilizando sensores analógicos, uma fita retrátil e um circuito vocalizador integrados em plataforma microcontrolada comum, foi desenvolvido um protótipo que possui custo relativamente baixo e precisão razoável.
Referências
Brasil. (2009) Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. “Tecnologia Assistiva”. Brasília: CORDE, 2009.
COBOLT SYSTEMS. (2019) “Talking Tape Measure”,www.cobolt.co.uk/products/index/talking-tape-measure, Fevereiro.
DFROBOT. (2019) “DFPlayer - A Mini MP3 Player For Arduino”, www.dfrobot.com, Abril
Mafra, E., Macedo, M., Batiz, E. C. (2012) “A régua da inclusão no processo de aprendizagem de pessoas com deficiência visual”. In: 2º Congresso de Engenharia de Produção da Região Sul. Joinville – SC.
Maurício, H. F., Garcia, J. M. G., Hahn, M. M., Waltrick, M. S. S., Schutz, R. S. (2009) “Materiais Pedagógicos Adaptados da Fundação Catarinense de Educação Especial”. São José, SC: FCEE
Oliveira, L. M. B. et al. (2012) “Cartilha do Censo 2010–Pessoas com deficiência”. Brasília: SDH-PR/SNPD, p. 17.
Pierson, Nick. (2019) “Sound of Text”, soundoftext.com, Abril.