Automação de lixeira para colaboração na coleta seletiva

  • Javan Almeida IFBaiano
  • José Nunes IFBaiano

Resumo


O processo de separação e reciclagem do lixo vem sendo uma prática inovadora e ganhando notória importância em razão da necessidade de preservação e conservação do meio ambiente. Com isto, a coleta seletiva se destaca como método para aperfeiçoar o processo de separação dos resíduos. Este trabalho teve como objetivo, verificar se a automação das lixeiras de coleta seletiva contribuiu com o processo de separação correta do lixo. Observamos que a automação da lixeira, com abertura da tampa e emissão de sinais sonoros, incentivou as pessoas a descartar o lixo na lixeira correspondente ao material e que a tecnologia pode ajudar no processo de reciclagem do lixo.

Referências

BERSCH, Rita. (2017) “Introdução à tecnologia assistiva”. Porto Alegre: CEDI, p. 21.

BEZERRA, Rafael Ginane. (2003) “Da prática da separação do lixo: estudo de caso sobre as representações sociais do lixo entre os participantes do programa Câmbio Verde em um bairro de Curitiba”. Tese de Doutorado.

MONK, Simon. (2017) “Programação com Arduino: começando com Sketches”. Bookman Editora.

MOREIRA, Marco Antônio. (2011) “Metodologias de pesquisa em ensino”. São Paulo: Editora Livraria da Física.

ORTIGOZA, Silvia Aparecida Guarnieri; CORTEZ, Ana Tereza C. (2009) “Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano”.
Publicado
09/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA, Javan; NUNES, José. Automação de lixeira para colaboração na coleta seletiva. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 119-124.