TAZ: Tecnologias Assistivas para Pessoas com Zumbido 

  • Arielson Santos IFS
  • Almerindo Neto IFS
  • Rubens  Júnior IFS
  • Scheila Paiva UFS
  • Cristian Oliveira UFS

Resumo


O zumbido é considerado o terceiro pior sintoma para o ser  humano, ficando atrás apenas de dores e tonturas intensas e intratáveis, causando assim sofrimento para os indivíduos que apresentam o sintoma. Este    trabalho apresenta uma solução de software mobile para o tratamento de zumbido. A solução é direcionada a pacientes que são indicados para o  tratamento através de terapia de mascaramento sonoro. A solução de software  proposta gera estímulos sonoros para realização do tratamento e permite ao                    fonoaudiólogo acompanhar o estado no qual o tratamento se encontra. 

Referências

AIRES, E. O que fazer para tratar o Zumbido no Ouvido. TuaSaude , 2018. Disponivel em: . Acesso em: 11 jan. 2019.

AZEVEDO, A. A. D. et al. Análise crítica dos métodos de mensuração do zumbido. REVISTA BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA , p. 418-423, 3 mai.2007.

DIAS, A.; CORDEIRO, R.; CORRENTE, J. E. Incômodo causado pelo zumbido medido pelo Questionário de Gravidade do Zumbido. Saúde Pública , p. 706-711, 2006.

JORNAL DA USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Novembro Laranja alerta sobre riscos e tratamento do zumbido. Jornal da USP , 2017. Disponivel em: . Acesso em: 10 jan. 2019.

ROSA , M. R. D. D. et al. Zumbido e ansiedade: uma revisão da literatura. CEFAC , São Paulo, p. 742-754, ago. 2012. Disponivel em:. Acesso em: 11 jan. 2019.

SANTOS, G. M. D. A influência do gerador de som associado à amplificação convencional para o controle do zumbido: ensaio clínico cego randomizado . USP. São Paulo, p. 28-45. 2013.
Publicado
09/04/2019
SANTOS, Arielson; NETO, Almerindo; JÚNIOR, Rubens  ; PAIVA, Scheila; OLIVEIRA, Cristian . TAZ: Tecnologias Assistivas para Pessoas com Zumbido . In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 154-159.