QuimiSpace: uma aplicação mobile para o aprendizado da  química 

  • Jonas Silva UFAL
  • Valdinei Santos UFAL
  • Mayra Silva UFAL
  • Fhysmélia Albuquerque UFAL
  • Rômulo Oliveira  UFAL

Resumo


Química, a ciência da natureza que estuda e busca compreender das estruturas subatômicas aos organismos mais complexos, é uma das disciplinas mais temidas e pouco compreendidas no ensino médio do aluno brasileiro, de modo que no ENEM 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio) a média geral dos candidatos em ciências da natureza foi a segunda menor dentre as cinco provas. Neste contexto, o aplicativo aqui exposto visa preencher a demanda por uma abordagem divertida, fácil e didática desta fascinante área do conhecimento através do uso de representações 3D interativas das estruturas de substâncias, animações gráficas dos reações químicas e outros recursos visuais que buscam atrair o interesse e o gosto pelo aprendizado da química.

Referências

CHASSOT, A.I. A ciência através dos tempos. São Paulo, Moderna.

LEE M-S, Wu Y-T, TSAI C-C. Research trends in science education from 2003 to 2007: a content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, 31(15),1999–2020, 2009.

WU, H-K; SHAH, P. Exploring visuospatial thinking in chemistry learning. Science Education, 88(3), 465-492, 2004

[Cronapp 2018]. “Desenvolvimento iterativo e incremental: o que é e como funciona?”. Acesso em: 25/02/2019. Disponível em: < https://goo.gl/Mcfc3o >

[Dart 2019]. Effective Dart: Documentation. (n.d.). Retrieved March 17, 2019,from https://www.dartlang.org/guides/language/effective-dart/documentation
Publicado
09/04/2019
SILVA, Jonas; SANTOS, Valdinei; SILVA, Mayra; ALBUQUERQUE, Fhysmélia; OLIVEIRA , Rômulo . QuimiSpace: uma aplicação mobile para o aprendizado da  química . In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 166-171.