Reclamando App: um aplicativo para auxiliar na  reivindicação de problemáticas urbanas 

  • Leonardo Santos UFAL
  • Lívia Nascimento UFAL
  • Samilly Nunes UFAL

Resumo


Em seu dia-a-dia muitas pessoas se deparam com diversos problemas (luz de poste queimada, canos quebrados jorrando água, etc) os quais resultam em desafios maiores que elas acabam tendo que enfrentar e, ao tentar buscar uma solução, entram em um impasse de comunicação com os responsáveis . Visto isso, o aplicativo Reclamando App vem para auxiliar na solução desses transtornos, melhorando a comunicação entre os envolvidos e órgãos responsáveis e fazendo um levantamento dos problemas em questão.

Referências

G1 Sul de Minas. Um ano após lei, cidades enfrentam problemas de iluminação pública. Sul de Minas, 11 mar. 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/03/um-ano-apos-lei-cidades-enfrentam-problemas-de-iluminacao-publica.html. Acesso em: 10 mar. 2019.

Secretaria Especial De Comunicação. Prefeitura lança novo portal de atendimento e aplicativo SP 156. São Paulo, 8 dez. 2016. Disponível em: http://www.capital.sp.gov.br/noticia/prefeitura-lanca-novo-portal-de-atendimento-e-aplicativo-sp-156-1. Acesso em: 10 mar. 2019.

G1 RS. App permite compartilhar problemas de cidades; conheça o Pelas Ruas. Rio Grande do Sul, 24 mar. 2017. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2017/03/app-permite-compartilhar-problemas-de-cidades-conheca-o-pelas-ruas.html. Acesso em: 10 mar. 2019.

G1. Prefeituras começam a usar app para receber reclamação de cidadãos. São Paulo, 9 abr. 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/prefeituras-comecam-usar-app-para-receber-reclamacao-de-cidadaos.html. Acesso em: 10 mar. 2019.


G1 Bauru e Marília. Marília contabiliza quase 2 milhões de buracos espalhados por suas ruas. Bauru e Marília, 1 set. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/marilia-contabiliza-quase-2-milhoes-de-buracos-espalhados-por-suas-ruas.ghtml. Acesso em: 10 mar. 2019.

G1 PI. Quase 50% da água tratada no PI é perdida antes de chegar às torneiras. Piauí, 28 maio 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2016/05/quase-50-da-agua-tratada-no-pi-e-perdida-antes-de-chegar-torneiras.html. Acesso em: 13 mar. 2019.

Techtudo. Colab, o aplicativo social para compartilhar problemas da sua cidade. [S. l.], 29 maio 2013. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/05/colab-o-aplicativo-social-paracompartilhar-problemas-da-sua-cidade.html. Acesso em: 13 mar. 2019.

Tribuna de Minas. Mais de 130 mil recorreram às ouvidorias este ano. Minas Gerais, 9 dez. 2018. Disponível em:https://tribunademinas.com.br/noticias/defesa-consumidor/09-12-2018/mais-de-130- mil-recorreram-as-ouvidorias-este-ano.html. Acesso em: 13 mar. 2019.

G1 SP1. Gestão Doria leva 50% mais tempo para resolver problemas de zeladoria do 156. São Paulo, 18 dez. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/gestao-doria-leva-50-mais-tempo-para-resolver-problemas-de-zeladoria-do-156.ghtml. Acesso em: 17 mar. 2019.
Publicado
09/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Leonardo; NASCIMENTO, Lívia ; NUNES, Samilly . Reclamando App: um aplicativo para auxiliar na  reivindicação de problemáticas urbanas . In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 184-189.