Desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados sem fio para pig de limpeza instrumentado

  • Lucas Bacelar UFRB
  • Mariana Souza UFRB
  • Geydison Demetino UFRB

Resumo


A indústria petrolífera sofre constantemente com a obstrução em tubulações de transporte de petróleo devido a sujidades depositadas. Conservar a integridade é de extrema importância para que seja mantido o fluxo do fluido transportado. Uma das ferramentas utilizadas são os chamados PIGs, estes dispositivos trafegam pela parte interna da tubulação realizando a limpeza por raspagem da sujidade aderida a parede. Uma área crescente são estudos de força de remoção de sujidade, uma vez que a depender da dureza da sujidade, a força de propulsão do PIG não é suficiente para sua locomoção e o mesmo fica preso na tubulação, o que demanda custos para sua retirada. Esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados sem fio, para um PIG de limpeza instrumentado medidor de força de remoção. Para isso, foram utilizados um módulo de comunicação sem fio XBee e uma plataforma Arduino. Testes foram realizados com o dispositivo desenvolvido utilizando um PIG de limpeza instrumentado e anilhas para realizar a calibração, resultando em um sistema pronto para ser utilizado experimentalmente em estudos de PIGs de força.

Referências

CORDELL, J.; VANZART, H. The Pipeline Pigging Handbook. 3ª. ed. [S.l.]: Houston: Clarion Technical Publishers And Scientific Surveys Ltd, 2003.

CURVELO, E. V. Estudo Para Projeto De Módulo Discriminador De Um Pig Mfl , Rio de Janeiro , Abril 2016. 56.

DEMETINO, G. G. Novo aparato para produção de deposição de parafina em dutos de petróleo para testes de PIG. UniversidadeFederal da Bahia. Salvador, p. 189. 2018.

SOUZA, R. D. O. Avaliação de Modelos para a Remoção de Depósitos de Parafina em Dutos Utilizando Pigs. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 129. 2005.

TIRATSOO, J. N. H. Pipeline Pigging Technology. 2nd Edition. ed. [S.l.]: Originally published by Gulf Publishing Company, 1992.

WANG, Q. . S. C. . C. An Experimental Study on Mechanics of Wax Removal in Pipeline, v. 127, p. 302, December 2005.
Publicado
09/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
BACELAR, Lucas; SOUZA, Mariana ; DEMETINO, Geydison . Desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados sem fio para pig de limpeza instrumentado. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 190-195.