Uma proposta de sistema de irrigação sustentável e inteligente para jardins verticais 

  • Kin Mello IFAL
  • Tarcio Bezerra IFAL
  • Eduardo Moraes  IFAL

Resumo


Vivemos em um planeta com constantes mudanças climáticas que nos afetam diretamente. Cada dia mais, faz-se necessária a conscientização das pessoas e a busca de novas alternativas do uso consciente para obtenção de uma saudável relação entre o homem, suas necessidades e a sustentabilidade. Sendo a água um bem limitado e cada dia mais escasso, este artigo busca propor o desenvolvimento um sistema de automação sustentável com o uso de Internet of Things (IoT) para o gerenciamento de jardins verticais. O objetivo é reduzir o consumo de água e disponibilizar em tempo real os dados coletados do jardim.

Referências

Ecotelhado - Official site. Disponível em: https://ecotelhado.com/sistema/ecoparede-jardim-vertical/. Último acesso em março de 2019.

Godin, P. Arduino Automatic Garden Watering System. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XltxIG_FiaM. Último acesso em março de 2019.

Silva, G. Tecnologias modulares viabilizam a execução de jardins verticais. Disponível em: https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/tecnologias-modulares-viabilizam-a-execucao-de-jardins-verticais_8942_0_1. Último acesso em março de 2019.

Rain Bird - Official site. Disponível em: https://www.rainbird.com.br/upload/artigos-gerais/Irrigacao-para-Paredes-Verdes_JGN.pdf. Último acesso em abril de 2019.

Rodrigues, L. et al. Técnicas e tecnologias para implementar paredes verdes externas em edifícios residenciais e comerciais na cidade de São Paulo. Disponível em: https://au.pini.com.br/2018/03/tecnicas-e-tecnologias-para-implementar-paredes-verdes-externas-em-edificios-residenciais-e-comerciais-na-cidade-de-sao-paulo/. Último acesso em abril de 2019.
Publicado
09/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MELLO, Kin; BEZERRA, Tarcio; MORAES  , Eduardo . Uma proposta de sistema de irrigação sustentável e inteligente para jardins verticais . In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 219-224.