TreineBD: uma ferramenta de aprendizagem de banco de dados
Resumo
A agilização de feedback contribui em diversos aspectos, entre eles a facilidade de compreensão de conteúdo. O ensino de disciplinas no ensino superior geralmente é dado de forma mais tradicional, onde o professor explica e o aluno aprende. Frequentemente o aluno apresenta diversas dúvidas e devido à quantidade de alunos, não é possível esclarecê-las. Na literatura, não há registros de nenhuma ferramenta que tenha a finalidade de oferecer feedback relacionado a banco de dados e utilize a tecnologia de chatbot. Neste trabalho, propõe-se um modelo de chatbot, intitulado TreineBD, utilizando regras preestabelecidas, com a intenção de auxiliar alunos a entender conceitos da disciplina de banco de dados. Foi realizado um levantamento de como esta tecnologia funciona aplicada a disciplina de banco de dados. Visto que ao confeccionar o chatbot, ele funcionará em qualquer rede social que dê suporte a esta tecnologia, isto facilita a sua implementação. Espera-se que o TreineBD seja uma espécie de monitor que possa dialogar com o aluno e oferecer feedback rápido com direcionamento de estudos.
Referências
Bento, M. C. M. and Cavalcante, R. D. S. (2013). Tecnologias móveis em educação: o uso do celular na sala de aula. ECCOM, 4(7):113–120.
Blip (2019). Sobre o blip. https://blip.ai/sobre/. Accessed: 2019-02-27.
Grando, J. and Macedo, M. D. (2017). AdaptaÇÃo: O contraste entre o ensino tradicional e a interferência da era digital no processo de ensino. http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Jaison-Grando.pdf. Accessed: 2019-02-27.
Luca, C. D. (2018). Brasileiro passa mais de 3 horas e meia por dia em redes sociais. https://porta23.blogosfera.uol.com.br/2018/02/05/ brasileiro-passa-mais-de-3-horas-e-meia-por-dia-em-redes-sociais. Accessed: 2019-02-27.
Paz, F. J., Silveira, C., Krassmann, A., and Tarouco, L. M. R. (2017). Perspectivas tecnológicas para o aprimoramento de chatbots educacionais em aiml. In Revista Iberoamericana de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación, volume 20, pages 7–15.