Artefato computacional para o auxílio no ensino aprendizagem da série de Fourier: aplicação para o problema de difusão de calor em uma barra de metal

  • Felipe Santos UESC
  • Geovana Lima UESC
  • Leno Lisboa UESC
  • Romilson Souza UESC
  • Victor Lopes UESC
  • Eduardo Palmeira UESC

Resumo


Este trabalho apresenta o uso das séries de Fourier no problema de difusão de calor em uma barra de metal. A Série de Fourier possui grande importância nas áreas da engenharia, física e matemática pois consegue representar uma função periódica, por mais complexa que seja, por meio de uma série senoidal infinita. Desta forma, realizou-se a modelagem computacional do problema de difusão do calor na barra, no qual foi analisado o seu comportamento a partir da Série de Fourier, em que verificou-se o comportamento da barra ao longo do tempo e com diferentes termos no somatório da série, valor de n, chegando à conclusão que para um maior número de termos da série, mais precisa é a solução obtida, porém exige um grande esforço computacional

Referências

Boldrini, J. L. Álgebra Linear. 3ª edição, São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1980.

Boyce W.E, Diprima R.C, Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno, 9ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

Boyce W.E, Diprima R.C,Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno , 3ª edição, LTC, 2006.

Boyce W.E, Diprima Elementary Differential Equations and Boundary Value Problems 7th Ed.

Junior A.P.C. Séries de Fourier. Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá

OPPENHEIM A. C, WILLSKY A.S, Sinais e sistemas. 2° edição. Editora: Pearson Education do Brasil, 2010.

Santos F. J, Introdução às séries de Fourier, Julho de 2004. Disponível em: http://www.matematica.pucminas.br/profs/web_fabiano/calculo4/sf.pdf, Acesso em: 01/07/2017.

Schildt H. C The Complete Reference 4th Ed, McGraw-Hill Education, 2000

Souza, D. F., Sobral Cintra, R. J., & Oliveira, H. M. (2005). Uma Ferramenta para Análise de Sons Musicais: A Série Quantizada de Fourier. In Anais. XXII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES - SBT’05, CAMPINAS – SP, 2005.
Publicado
09/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Felipe; LIMA, Geovana ; LISBOA, Leno; SOUZA, Romilson; LOPES, Victor; PALMEIRA, Eduardo. Artefato computacional para o auxílio no ensino aprendizagem da série de Fourier: aplicação para o problema de difusão de calor em uma barra de metal. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 497-506.