Uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) "Moodle" e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem

  • Jackeline Barros IFAL
  • Tárcio Bezerra IFAL
  • Mônica Cunha IFAL

Resumo


A gamificação envolve o uso de elementos do jogo em um contexto sem jogo. Sua aplicação no contexto de ensino a distância vem despertando o interesse de pesquisadores, professores e alunos em tornar o processo de ensino-aprendizagem mais interativo e satisfatório. Este artigo apresenta os resultados da Revisão Sistemática da Literatura (SLR), que analisou 15 artigos, selecionados nos periódicos da CAPES, IEEExplore, Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) e Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Os resultados mostraram pontos, classificações e medalhas como os elementos mais utilizados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, e entre os impactos no processo de ensino-aprendizagem destacaram-se o engajamento e motivação dos alunos.

Referências

ABRAMOVICH, S.; SCHUNN, C.; HIGASHI, R. (2013) “Are badges useful in education?: It depends upon the type of badge and expertise of learner”, Educational Technology Research and Development, 61(2), p. 17-232.

ALVES, F.P. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito a pratica. São Paulo: DVS editora, 2014.

BISSOLOTTI, K.; NOGUEIRA, H. G.; PEREIRA, A. T. C. Potencialidades das mídias sociais eda gamificação na educação a distância. CINTED – Novas Tecnologias na Educação. v. 12, n. 2,dezembro, 2014. Disponível em: . Acesso em: 06jun. 2018.

DETERDING, S. et al. (2011) From game design elements to gamefulness: defining gamification, ACM. Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning future media environments, p. 9-15.

ELEFTHERIA, C. A. et al. An innovative augmented reality educational platform using
Gamification to enhance lifelong learning and cultural education. IISA 2013 - 4th International Conference on Information, Intelligence, Systems and Applications, p. 258–263, 2013.

FADEL, L.M.; ULBRICHT, V.R.; BATISTA, C.R.; VANZIN, T. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

FARDO, M.L. (2013) “A Gamificação Aplicada em Ambientes de Aprendizagem”, RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, volume 11, número 1.

FURIÓ, D.; GONZÁLEZ-GANCEDO, S.; JUAN, M.C.; SEGUÍ, I.; COSTA, M. The effects of the size and weight of a mobile device on an educational game. Journal Computers & Education, Virginia (EUA), v. 64, p. 24-41, 2013.

HAKULINEN, L.; AUVINEN, T. The effect of gamification on students with different achievement goal orientations. Proceedings - 2014 International Conference on Teaching and Learning in Computing and Engineering, LATICE 2014, p. 9–16, 2014.

IOSUP, A.; EPEMA, D. An experience report on using gamification in technical higher education. Proceedings of the 45th ACM technical symposium on Computer science education - SIGCSE ’14, n. 2008, p. 27–32, 2014.

KAPP, K.M. (2012). The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education, Pfeiffer.

KITCHENHAM, B. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. V 2.3 EBSE Technical Report, EBSE -2007-01. Disponível em . Acesso em 10 junho 2018.

MÜLLER, B. C.; REISE, C.; SELIGER, G. Gamification in Factory Management Education – A Case Study withLego Mindstorms. Procedia CIRP, v. 26, n. Crc 1026, p. 121–126, 2015.

ROBSON, K. et al. Is it all a game? Understanding the principles of gamification. Business Horizons, v. 58, n. 4, p. 411–420, 2015.

SILVA, M.C. Curso online ludificado e o processo de Gamification como recurso educacional.2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em tecnologia da inteligência e design digital) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

TULIO, L. S.; ROCHA, E. M. Elementos de gamificação aplicadas à educação em ambientesvirtuais de aprendizagem. In: ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 5., Campo Grande, 2014. Anais eletrônicos... Campo Grande: UFGD, 2014. p. 1-13. Disponível em:. Acesso em: 14 dez. 2015.

ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by Design: Implementing game mechanics in web and mobile apps. Sebastopol: O'Reilly Media Inc, 2011.
Publicado
09/04/2019
BARROS, Jackeline; BEZERRA, Tárcio ; CUNHA, Mônica. Uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) "Moodle" e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 546-555.