Uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) "Moodle" e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem

  • Jackeline Barros IFAL
  • Tárcio Bezerra IFAL
  • Mônica Cunha IFAL

Resumo


A gamificação envolve o uso de elementos do jogo em um contexto sem jogo. Sua aplicação no contexto de ensino a distância vem despertando o interesse de pesquisadores, professores e alunos em tornar o processo de ensino-aprendizagem mais interativo e satisfatório. Este artigo apresenta os resultados da Revisão Sistemática da Literatura (SLR), que analisou 15 artigos, selecionados nos periódicos da CAPES, IEEExplore, Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) e Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Os resultados mostraram pontos, classificações e medalhas como os elementos mais utilizados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, e entre os impactos no processo de ensino-aprendizagem destacaram-se o engajamento e motivação dos alunos.

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Publicado
09/04/2019
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BARROS, Jackeline; BEZERRA, Tárcio ; CUNHA, Mônica. Uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) "Moodle" e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 546-555.