Computação desplugada no ensino da Computação no Brasil: um mapeamento sistemático da literatura

  • Allana Santos IFECTB
  • Raquel Gama IFECTB
  • Carina Farias IFECTB

Resumo


Em um mundo cercado por tecnologia, a introdução de conceitos de Computação desde a educação básica é de fundamental importância e relevância. A computação desplugada apresenta-se como um importante método de ensino de tais conceitos, destacando-se como uma alternativa eficaz para proporcionar acesso a esses conteúdos sem a necessidade de investimentos em laboratórios especializados. Diante deste cenário, o presente artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso da computação desplugada no ensino da Computação, buscando compreender como essa técnica vem sendo utilizada nas escolas. Usando o Google Acadêmico como fonte primária de dados, foi possível identificar que a pluralidade dos trabalhos concentra-se no nível fundamental e na região Nordeste, com foco no ensino dos conceitos relacionados a programação.

Referências

ANDRADE, J.R.; TARGINO, J.; COUTINHO, D.R.; OLIVEIRA, W.F. de; ARAÚJO, A.L.O. de; SOUZA, F.V.C. (2016) Proposta de Oficina para Estimular o Raciocínio Lógico e Computacional Baseado em Atividades de Computação Desplugada e Gamificação. In: Encontro Potiguar de Jogos (EPoGames), 2016.

ANTUNES. A. R.; FERNANDES. E. C. (2015) Proposta de práticas em computação desplugada para públicos de altas habilidades. 2015. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

ARANTES, F.L.; FERREIRA, J. M. L. da S. (2015) Uma dinâmica para ensino de conceitos fundamentais de programação. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2015.

ARAÚJO, D. da C.; RODRIGUES, A.N.; SILVA, C.V. de A.; SOARES, L.S. (2015) O Ensino de Computação na Educação Básica apoiado por Problemas: Práticas de Licenciandos em Computação. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI_CSBC), 2015;

CÂNDIDO, D.; PESSOA, G.; VASCONCELOS, B.; SILVA, K.; OLIVEIRA, R.; TAUMATURGO, M.; FALCÃO, T. P. (2017) Estudo Comparativo de Abordagens Referentes ao Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 2017.

FERREIRA, M.A.; LIMA, J. S. de; SANTOS, H.M.; OLIVEIRA, E; NASCIMENTO, J.M.F. do. (2015) Computação para Ensino Médio na Modalidade Semipresencial: Uma Experiência da Disciplina de Estágio Supervisionado. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 2015a.

FERREIRA, A. C. C.; MELHOR, A.; BARRETO, J. dos S.; PAIVA, L. F. de; MATOS, E. (2015) Experiência Prática Interdisciplinar do Raciocínio Computacional em Atividades de Computação Desplugada na Educação Básica. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 2015b.

HINTERHOLZ, L. T.; CRUZ, M. E. K. da. (2015) Desenvolvimento do Pensamento Computacional: Um relato de atividade junto ao Ensino Médio, através do Estágio Supervisionado em Computação III. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 2015.

KOSCIANSKI, A.; GLIZT, F.R. de O. (2017) O Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, 2017.

MANHÃES, T. da S. (2017) Ciência da Computação Desplugada. 2017. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

MARINHO, A. R. da S. (2017) Scratch e Computação Desplugada como Ferramentas de Introdução ao Pensamento Computacional no Ensino Médio. 2017. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Informática, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

MARINHO, A. R. da S.; MORAIS, P. S. de; SOUZA, G. R. de; NASCIMENTO, A. S. L. do. (2018) Relato de Experiência Vivenciada no PIBID sobre a Utilização da Computação Desplugada, a Hora do Código e do Scratch no Ensino Médio. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI_CSBC), 2018.

MARQUES, W. dos S.; SOUZA, P. S. S. de; MOMBACH, J. G. (2017) Pensar para Programar: Projeto de Ensino no Curso Técnico em Informática. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI_CSBC), 2017.

NASCIMENTO, R. O. do. (2017) Desenvolvendo o Raciocínio Lógico no Ensino Fundamental. 2017. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Informática, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

NUNES, M. M.; RODRIGUES, L. F.; MARTINHAGO, A.; SOARES, L.; REIS, R. (2015) Uma iniciativa para atrair as estudantes do ensino médio para a Área de Tecnologia da Informação. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 2015.

PAZ, T.F.O. da. (2017) Pensamento Computacional do Ensino Médio. 2017. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Informática, Universidade do Estado do Amazonas, Itacoatiara, 2017.

PINHO, G.; WEISSHAHN, Y.; CAVALHEIRO, S.; REISER, R.; PIANA, C.; FOSS, L.; AGUIAR, M.; DU BOIS, A. (2016) Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Relato de Atividade de Introdução a Algoritmos. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 2016a.

PINHO, G.; WEISSHAHN, Y.; CAVALHEIRO, S.; CAVALHEIRO, G.; PIANA, C.F. de B. (2016) Proposta de Jogo Digital para Dispositivos Móveis: Desenvolvendo Habilidades do Pensamento Computacional. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 2016b.

RAABE, A. L. A.; SANTANA, A.L.M; JESUS, E. A. de; SILVA, E. A. da; BOMBASAR, J.R.; COUTO, N. E. R. (2017) A Experiência de Implantação de uma Disciplina Obrigatória de Pensamento Computacional em um Colégio de Educação Básica. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2017.

RAABE, A. L. A.; JESUS, E. A. de; SILVA, E. A. da; COUTO, N. E. R. (2018) Percepção dos Estudantes sobre a Implantação de uma Disciplina Regular de Pensamento Computacional em um Colégio de Educação Básica. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI_CSBC), 2018.

RAIOL, A. A.; LIMA, A. C.; SOUSA, B.; SARGES, J.; SANTOS, R.; BEZERRA, F. (2016) Experiências de Ensino da Computação Desplugada em Diferentes Séries da Educação Fundamental Maior. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2016.

REIS, F. de M.; OLIVEIRA, F. C. S.; MARTINS, D. J. da S.; MOREIRA, P. da R. (2017) Pensamento Computacional: Uma Proposta de Ensino com Estratégias Diversificadas para Crianças do Ensino Fundamental. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 2017.

RODRIGUES, A. N.; LOPES, R. H. de O. (2017) Proposta e Adaptação de Atividades Desplugadas para o Ensino de Computação na Educação Básica. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI_CSBC), 2017.

RODRIGUES, S. R. C.; ARANHA, E.; SILVA, T. R. da. (2018) Computação Desplugada no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2018.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. (2007) Estudos de Revisão Sistemática: Um Guia para Síntese Criteriosa da Evidência Científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n. 1, 2007.

SANTOS, G.; SILVA, W.; CAVALHEIRO, S.; FOSS, L.; AGUIAR, M.; PERNAS, A. M.; DU BOIS, A.; REISER, R. (2015) Proposta de atividade para o quinto ano do ensino fundamental: Algoritmos Desplugados. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 2015.

SANTOS, H.R.M.; BARBOSA, J.C.F.; MARQUES, D. de G.; QUEIROZ, P. S. de. (2017) Ensino de Computação de forma Interdisciplinar com Português: Um Relato de Experiência do PIBID. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2017.

SANTOS, W.O. dos.; SILVA, F.C.; HINTERHOLZ, L.T.; ISOTANI, S.; BITTENCOURT, I. I. (2018) Computação Desplugada: Um Mapeamento Sistemático da Literatura Nacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, n. 2, 2018.

SCHOEFFEL, P.; MOSER, P.; VARELA, G.M.; DURIGON, L.R.; ALBUQUEREQUE, G.C. de; NIQUELATI, M. de S. (2015) Uma Experiência no Ensino de Pensamento Computacional e Fomento à Participação na Olimpíada Brasileira de Informática com Alunos do Ensino Fundamental. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2015.

SCHULZ, J.M.; SCHMACHTENBERG, R.F. (2017) Construindo o Pensamento Computacional: experiência com o desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos desplugados. In: Seminário Institucional do PIBID/UNISC, 2017.

SILVA, A. P. dos S.; FRANCO, J. S. dos S.; LEITE JUNIOR, J.C. (2017) Desenvolvimento do Pensamento Computacional e discussões sobre representação feminina na Computação: um estudo de caso. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2017.

SILVA, V.; SOUZA, A.; MORAIS, D. (2016) Pensamento Computacional no Ensino de Computação em Escolas: Um relato de Experiência de Estágio em Licenciatura em Computação em Escolas Públicas. In: Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (CTRL+e), 2016.

SOARES, L.M.; BERNARDI, E. F. F. (2017) A COMPUTAÇÃO DESPLUGADA ALIADA À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Uma metodologia que estimula o Pensamento Computacional e a capacidade de Resolução de Problemas. 2017. TCC (Especialização) - Curso de Especialização em Linguagens e Tecnologias na Educação, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Passo Fundo, 2017.

SOUZA, G. R. de; MORAIS, P. S. de; MARINHO, A. R. da S.; BULCÃO, J. B. da S.; SOUZA, D. de M. (2016) Saberes e Fazeres da Docência na Licenciatura em Informática: Relato de Experiência das Ações do PIBID. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 2016.

TORCATE, A. S.; FARIAS, M. U. F. de; SANTOS, H. R. M. (2017) Relato de Experiência do PIBID: Promovendo o Ensino de Computação de forma interdisciplinar com Português no Ensino Fundamental. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 2017.

TORCATE, A. S.; FARIAS, M. U. F. de; SILVA, S. R. F. da; MARTINS, C. S. (2016) A inserção de Computação como disciplina no Ensino Fundamental: Desafios e Conquistas em Estágio Supervisionado. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI_CSBC), 2018.

WEISSHAHN, Y.; PINHO, G.; CAVALHEIRO, S.; PIANA, C.; DU BOIS, A.; AGUIAR, M.; FOSS, L.; REISER, R. (2016) Representação e Análise de Dados no Quinto Ano do Ensino Fundamental: Proposta de Atividade e Relato de Aplicação. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 2016.
Publicado
09/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Allana; GAMA, Raquel; FARIAS, Carina . Computação desplugada no ensino da Computação no Brasil: um mapeamento sistemático da literatura. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 565-574.