Linguagens de programação enquanto tecnologias assistivas no ensino/aprendizagem de cálculo
Resumo
Inúmeras são as perspectivas ao discorrermos sobre pessoas com deficiência visual e sua interação com sociedade, e no contexto educacional. Este trabalho expoe as nuances do ensino de Cálculo a deficientes visuais. Abrangendo representação e operabilidade, e destacamos as contribuições das Linguagens de Programação (LPs). Realizamos consultas bibliográficas para investigação e delimitação da problemática, e testes com tecnologias assistivas de alto e baixo nível, para compor a metodologia, assim, pode-se compreender os conceitos de deficiência, bem como os pormenores da aprendizagem de Cálculo. Uma das principais conclusões é que LPs ajudam na representação semântica, e também na operabilidade dos exercícios.
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996.Seção I, p. 27834-27841.
BRUNO, M. M. G. Avaliação educacional de alunos com baixa visão e múltipla deficiência na educação infantil. Dourados, MS: Editora da UFGD, 2009. 198 p.
CONDE, A. J. M. Definindo cegueira e baixa visão. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/?itemid=94#more. Acesso em: 13 nov. 2015.
Decreto 3.298 de 1999, de 29 de dezembro de 1999. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 10/03/2019.
Desenvolvendo competências para o atendimento das necessidades educacionais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial, 2005.
GALVÃO FILHO, T. As novas tecnologias na escola e no mundo atual: fator de inclusão social do aluno com necessidades especiais? In: Anais do III Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação Especial, Fortaleza, MEC, 2002.
GALVÃO FILHO, T.; DAMASCENO, L. Programa InfoEsp: Premio Reina Sofia 2007 de Rehabilitación y de Integración. In: Boletín del Real Patronato Sobre Discapacidad, Ministerio de Educación, Política Social y Deporte, Madri, Espanha. n. 63, p. 14- 23, ISSN: 1696-0998, abril/2008.
JACYNTHO , M. D. de A. Processos para Desenvolvimento de Aplicações Web. 2008. 25 f. PUC-RIO. Monografia para a obtenção de bacharel em Ciência da Computação.