Linguagens de programação enquanto tecnologias assistivas no ensino/aprendizagem de cálculo

  • Louise Reis UESC
  • Vânia Silva UESC

Resumo


Inúmeras são as perspectivas ao discorrermos sobre pessoas com deficiência visual e sua interação com sociedade, e no contexto educacional. Este trabalho expoe as nuances do ensino de Cálculo a deficientes visuais. Abrangendo representação e operabilidade, e destacamos as contribuições das Linguagens de Programação (LPs). Realizamos consultas bibliográficas para investigação e delimitação da problemática, e testes com tecnologias assistivas de alto e baixo nível, para compor a metodologia, assim, pode-se compreender os conceitos de deficiência, bem como os pormenores da aprendizagem de Cálculo. Uma das principais conclusões é que LPs ajudam na representação semântica, e também na operabilidade dos exercícios.

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Publicado
09/04/2019
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REIS, Louise; SILVA, Vânia . Linguagens de programação enquanto tecnologias assistivas no ensino/aprendizagem de cálculo. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 595-604.