Simulação de um projeto de redes a partir do conceito de Computação Social: relato de experiência

  • Yure Oliveira ICMC
  • Darlam Silva ICMC

Resumo


O uso da rede mundial de computadores com o objetivo da comunicação e do saber coletivo é cada vez mais frequente, surgindo o conceito de Computação Social, que considera a Tecnologia da Informação e as mídias digitais como um fenômeno cultural e social eminente. Acompanhando esse movimento e tendo em vista que a aprendizagem dos conteúdos de redes de computadores apresenta dificuldades, propôs-se a simulação de um Projeto de Redes na disciplina Redes I do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, fazendo uso da web. O projeto estimulou a participação ativa dos alunos de um grupo de pesquisa mediante a construção do conhecimento de forma efetiva, colaborativa e prática nas redes sociais e nas wikis, demonstrando que elas conseguem potencializar o aprendizado e a aplicação dele em projetos.

Referências

COSTA, C., ALVEOLOS, H., e TEIXEIRA, L. Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki: um estudo prático no ensino superior. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 775-790, jul./set. 2013.

KOLB, D. A. Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development. New Jersey: Prentice Hall, 1984, 288p.

O’REILLY, T. What Is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. Communications & Strategies, Sebastopol, nº 65, 1st quarter 2007, p. 17.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

PINHEIRO, C. D. B., e FILHO, M. R. LVR – Laboratório Virtual de Redes: Protótipo para Auxílio ao Aprendizado em Disciplinas de Redes de Computadores. In: Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 82–92, 2005.

PRAÇA, F. S. G. Metodologia da Pesquisa Científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos”, nº 1, p. 72-87, 2015.

RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RAUEN, T. R. S. Uma abordagem alternativa para o ensino de Redes de Computadores. Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação, UFSC, 2003.

RAVID, G., KALMAN, Y. M., e RAFAELI, S. (2008). Wikibooks in higher education: Empowerment through online distributed collaboration. Computers in Human Behavior, 24(5), 1913-1928

SILVA, A. L., VIEIRA, E. S., e SCHNEIDER, H. N. O uso das redes sociais como método alternativo de ensino para jovens: análise de três projetos envolvendo comunidades virtuais. In: Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão: EDUCON, 2010.

SOARES, F. M., FAVERO, G. B., MEDEIROS, J. A., e MATOS, R. F. Projeto Final: Planejamento e Projeto de Redes de Computadores. Pós-Graduação em Redes de Computadores, UFJF, 2012.

TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Brasil: CAMPUS, 2003.

WANG, Q., WOO, L., QUEK, L., YANG, Y., e LIU, M. Using the Facebook group as learning management system: An exploratory study. British Journal of Educational Technology, 2011.

WALTHIER, J. B. Interpersonal effects in computer-mediated interaction: a relational perspective. Communication Research, nº 19, 1992, p.52-90.

ZHOU, W., SIMPSON, E., e DOMIZI, D. P. (2012). Google Docs in an out-of-class collaborative writing activity. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, 24(3), p. 359–375.
Publicado
09/04/2019
OLIVEIRA, Yure; SILVA, Darlam. Simulação de um projeto de redes a partir do conceito de Computação Social: relato de experiência. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE) , 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 605-614.