Use of Airspace Control Data and GIS for assistance in road accidents - A case study

  • Jeferson Ghisi Costa UTFPR
  • Nádia P. Kozievitch UTFPR

Resumo


O transporte aéreo pode resolver problemas de congestionamento do tráfego rodoviário em situações de emergência, a fim de ajudar de forma rápida e eficiente às vítimas de acidentes por meio de soluções dos formuladores de políticas de transporte. Este trabalho apresenta um protótipo como caso de uso, para determinar os principais pontos de acidentes nas rodovias federais do Paraná, bem como os principais recursos aéreos e unidades de saúde para atendimento a vítimas graves. Em particular, como metodologia, utilizamos uma análise exploratória de dados em conjunto com o algoritmo baseado em KNN, para definir os principais locais e regiões estratégicas para alocar os meios aéreos para atendimento às ocorrências da melhor forma possível, bem como, definir o hospital disponível e o plano de voo para seguir até o destino. O estudo também apresenta os dez principais locais com maior número de acidentes, juntamente com as três regiões prioritárias, a fim de otimizar o atendimento.

Referências

Aly, A. M, Wa Aref, W. G. and Ouzzani M. (2015) “Spatial queries with k-nearest-neighbor and relational predicates”. In SIGSPATIAL '15. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 28, 1–10. DOI: https://doi.org/10.1145/2820783.2820815.

ANAC Agência Nacional de Aviação Civil. (2021), “Orientações para Usuários de Drones”, https://www.anac.gov.br/orientacoes_para_usuarios.pdf.

Cardoso, R. G., Francischini, F. C., Ribera, J. M., Vanzeto, R. and Fraga, G. P. (2014) “Helicopter emergency medical rescue for the traumatized: experience in the metropolitan region of Campinas, Brazil”. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. v. 41, n. 4 pp. 236-244. ISSN 1809-4546. https://doi.org/10.1590/0100-69912014004003.

Cavalcante, J. L. S. B., Neto, M. S. and Kozievitch, N. P. (2018) “Utilização e estudo de dados de saúde georreferenciados para desenvolvimento de uma aplicação móvel”, in Proceedings of XIX Geoinfo, pp. 170-175.

Cho,J, Yoon,Y. (2015) "GIS-Based Analysis on Vulnerability of Ambulance Response Coverage to Traffic Condition: A Case Study of Seoul," in IEEE 18th International Conference on Intelligent Transportation Systems, 2015, pp. 1402-1407, doi: 10.1109/ITSC.2015.230.

DECEA. (2010) “NSCA 351-1 SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO”, https://publicacoes.decea.mil.br/publicacao/nsca-351-1.

DECEA. (2016) “ICA 100-12 REGRAS DO AR”, https://publicacoes.decea.mil.br/publicacao/ica-100-12.

Foina, A.G., Sengupta, R., Lerchi, P., Liu, Z. and Krainer, C. (2015) "Drones in smart cities: Overcoming barriers through air traffic control research,", Workshop on Research, Education and Development of Unmanned Aerial Systems (RED-UAS), 2015, pp. 351-359, doi: 10.1109/RED-UAS.2015.7441027.

IATA. (2021) “Air Traffic Management. Communication, Navigation and Surveillance”, https://www.iata.org/en/programs/ops-infra/ air-traffic-management/.

ICAO. (2021) “Presentation of 2019 Air Transport Statistical Results”, https://www.icao.int/annual-report-2019.

James, G., Witten, D., Hastie, T. and Tibshirani, R. (2013). “An introduction to statistical learning: With applications in R”. New York: Springer.

Mattos, V., Vasconcelos, P., Parcianello, Y., Kozievitch, N.P. and Berardi.R. (2019) “Visualização dos dados abertos da Polícia Rodoviária Federal sobre acidentes nas rodovias brasileiras”. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, novembro 26, 2019, Fortaleza, Brasil. SBC, Porto Alegre, Brasil, 193-198. DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd.2019.8822.

Przeybilovicz, E., Cunha, M. A. and Tomor, Z. (2017) “Identifying Essential Organizational Characteristics for Smart Urban Governance”. In Proceedings of the 18th Annual International Conference on Digital Government Research (dg.o '17). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 416–425. DOI: https://doi.org/10.1145/3085228.3085281.

Yuhong, L., Yu, Z., Shenggong, J., Wenjun, W., Ryan, U. and Zhiguo, G. (2015) “Location Selection for Ambulance Stations: A Data-Driven Approach”. 10.1145/2820783.2820876.
Publicado
27/06/2022
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA, Jeferson Ghisi; KOZIEVITCH, Nádia P.. Use of Airspace Control Data and GIS for assistance in road accidents - A case study. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 17. , 2022, Lages/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 41-50. ISSN 2595-413X. DOI: https://doi.org/10.5753/erbd.2022.223527.