Origem-Destino de Pacientes em Unidades de Saúde - Um Protótipo para analisar Deslocamentos

  • Marcelo G. da Costa UTFPR
  • Mariana G. Luz UTFPR
  • Eunice Liu UTFPR
  • Nádia P. Kozievitch UTFPR

Resumo


A saúde é considerada como um dos pilares fundamentais da vida humana, sendo portanto um dos focos da gestão pública de recursos. Os recursos disponíveis para este fim são limitados, e por conta disto torna-se necessário realizar estudos criteriosos e continuados a fim de dar subsídios concretos aos gestores destes recursos na tomada de decisões, tornando-as o mais assertivas possíveis. Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que visa criar um protótipo de Dashboard para o público-alvo de gestores públicos da área da saúde, provendo a eles informações acerca de deslocamentos territoriais realizados por pacientes de todas as regionais de Curitiba para buscar atendimento em toda a rede pública de saúde da cidade. O projeto utiliza dados abertos da cidade de Curitiba.

Referências

Lautert, T. (2020). Unidades de saúde publica em curitiba: uma análise exploratória e um protótipo de dashboard de saúde para apoio a decisão no domínio da gestão em saúde. Master’s thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Motta, P. R. (2007). Dificuldades e possibilidades da administração pública nos últimos 70 anos. Revista do Serviço Público, 58:19–28.

Parcianello, Y., Kozievitch, N. P., Fonseca, K. V. O., and Rosa, M. O. (2021). Origin-destination data: a prototype and related scenarios. Revista Brasileira de Computação Aplicada, 3(2):16–27.

Pasquim, B. L., Nakonetchnei, E. C., Oliveira, J. A., Calandre, A., Kozievitch, N. P., and Fonseca, K. V. O. (2018). Myurb: Aplicativo de mobilidade urbana para curitiba. XIX Brazilian Symposium on Geoinformatics (Geoinfo), Campina Grande.
Publicado
27/06/2022
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA, Marcelo G. da; LUZ, Mariana G.; LIU, Eunice; KOZIEVITCH, Nádia P.. Origem-Destino de Pacientes em Unidades de Saúde - Um Protótipo para analisar Deslocamentos. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 17. , 2022, Lages/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 119-122. ISSN 2595-413X. DOI: https://doi.org/10.5753/erbd.2022.223009.