Iniciativas para Atrair Mulheres para a Computação
Resumo
A busca pela representatividade feminina na computação é crucial para alcançar a igualdade de gênero, desconstruir estereótipos e promover oportunidades equitativas. Este artigo destaca algumas iniciativas do Projeto Emili@s: Oficinas nas Escolas, que têm como objetivo impulsionar a participação feminina na computação, estimular a presença de mulheres nesse campo e incentivá-las a seguir suas aspirações. As oficinas, focadas em temas relacionados à computação, buscam provocar reflexões, discussões e aprendizados. Um resultado notável é a capacidade dessas atividades em promover interação fluida entre as participantes e provocar uma mudança de perspectiva em relação à Tecnologia da Informação (TI).
Referências
BERARDI, Rita; KOZIEVITCH, Nádia; BIM, Silvia Amelia; AUCELI, Pedro. Oficina de Banco de Dados com Aprendizado Cinestésico para Meninas do Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 345-354. DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.345.
EMILI@S ARMAÇÃO EM BITS Projeto de Extensão da UTFPR criado em 2013. Disponível em: [link].
GRANATTO, Cleusa F.; CAMENAR, Leticia M. de O.; KOZIEVITCH, Nádia P.; BERARDI, Rita; BIM, Silvia A.; EMER, Maria Claudia F.P.; SETTI, Mariangela de O. C.. Girl’s perception about Computer Science Courses and their career intention – Study with High School Students. Revista Informática Aplicada. Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2018. DOI: 10.13037/ria.vol14n2.239.
GUIMARÃES, Maria Luísa R.; OLIVEIRA, Priscila R. de; LUCAS, Anna Julia de A.; OLIVEIRA, Alessandreia Marta de; QUINTELA, Bárbara de M. Estimulando o Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: Uma Abordagem para Meninas do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 .
MACHADO, Maria Clara. F.; LIMA, Eliade F.. Energéticas: Uma proposta para promoção da igualdade de gênero junto a alunas do ensino médio. Anais do 10o Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão SIEPE. Universidade Federal do Pampa. Santana do Livramento, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 set. 2023.
MATOS, Geisiane de S.; SILVA, Sara M.; ARAUJO, Fabiola P. O.; PIRES, Yomara P.; SERUFFO, Marcos C. R.. Desenvolvimento de Jogos para Incentivar Meninas na Área da Tecnologia de Informação: um estudo de caso no ensino médio de escola pública. In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 .
MILSON, Ana Luíza S. et al. Elas na Ciência: Website com Jogos para Divulgar Personalidades Femininas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT 2020). Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 10-19. ISSN 2763-8626.
NOVAES, Tainara Silva; LINS, Kathleen Danielly Souza; SECA NETO, Adolfo Gustavo S.; SETTI, Mariangela de Oliveira Gomes; EMER, Maria Claudia Figueiredo Pereira. Despertando o Interesse de Mulheres para os Cursos em STEM. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17., 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 .
UNESCO. Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 set. 2023.