Iniciativas para Atrair Mulheres para a Computação

  • Tainara S. Novaes UTFPR
  • Camila F. Pasko UTFPR
  • Marcelo G. Costa UTFPR
  • Mariangela de O. G. Setti UTFPR
  • Nádia P. Kozievitch UTFPR
  • Maria Claudia F. P. Emer UTFPR

Resumo


A busca pela representatividade feminina na computação é crucial para alcançar a igualdade de gênero, desconstruir estereótipos e promover oportunidades equitativas. Este artigo destaca algumas iniciativas do Projeto Emili@s: Oficinas nas Escolas, que têm como objetivo impulsionar a participação feminina na computação, estimular a presença de mulheres nesse campo e incentivá-las a seguir suas aspirações. As oficinas, focadas em temas relacionados à computação, buscam provocar reflexões, discussões e aprendizados. Um resultado notável é a capacidade dessas atividades em promover interação fluida entre as participantes e provocar uma mudança de perspectiva em relação à Tecnologia da Informação (TI).

Referências

CC2020 TASK FORCE. Computing Curricula 2020: Paradigms for Global Computing Education. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 2020.

BERARDI, Rita; KOZIEVITCH, Nádia; BIM, Silvia Amelia; AUCELI, Pedro. Oficina de Banco de Dados com Aprendizado Cinestésico para Meninas do Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 345-354. DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.345.

EMILI@S ARMAÇÃO EM BITS Projeto de Extensão da UTFPR criado em 2013. Disponível em: [link].

GRANATTO, Cleusa F.; CAMENAR, Leticia M. de O.; KOZIEVITCH, Nádia P.; BERARDI, Rita; BIM, Silvia A.; EMER, Maria Claudia F.P.; SETTI, Mariangela de O. C.. Girl’s perception about Computer Science Courses and their career intention – Study with High School Students. Revista Informática Aplicada. Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2018. DOI: 10.13037/ria.vol14n2.239.

GUIMARÃES, Maria Luísa R.; OLIVEIRA, Priscila R. de; LUCAS, Anna Julia de A.; OLIVEIRA, Alessandreia Marta de; QUINTELA, Bárbara de M. Estimulando o Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: Uma Abordagem para Meninas do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 .

MACHADO, Maria Clara. F.; LIMA, Eliade F.. Energéticas: Uma proposta para promoção da igualdade de gênero junto a alunas do ensino médio. Anais do 10o Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão SIEPE. Universidade Federal do Pampa. Santana do Livramento, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 set. 2023.

MATOS, Geisiane de S.; SILVA, Sara M.; ARAUJO, Fabiola P. O.; PIRES, Yomara P.; SERUFFO, Marcos C. R.. Desenvolvimento de Jogos para Incentivar Meninas na Área da Tecnologia de Informação: um estudo de caso no ensino médio de escola pública. In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 .

MILSON, Ana Luíza S. et al. Elas na Ciência: Website com Jogos para Divulgar Personalidades Femininas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT 2020). Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 10-19. ISSN 2763-8626.

NOVAES, Tainara Silva; LINS, Kathleen Danielly Souza; SECA NETO, Adolfo Gustavo S.; SETTI, Mariangela de Oliveira Gomes; EMER, Maria Claudia Figueiredo Pereira. Despertando o Interesse de Mulheres para os Cursos em STEM. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17., 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 .

UNESCO. Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 set. 2023.
Publicado
10/04/2024
NOVAES, Tainara S.; PASKO, Camila F.; COSTA, Marcelo G.; SETTI, Mariangela de O. G.; KOZIEVITCH, Nádia P.; EMER, Maria Claudia F. P.. Iniciativas para Atrair Mulheres para a Computação. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 19. , 2024, Farroupilha/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 121-130. ISSN 2595-413X. DOI: https://doi.org/10.5753/erbd.2024.238828.