Potencializando a Tomada de Decisão Acadêmica: O Desenvolvimento de um Dashboard Dinâmico para as Disciplinas do Curso de Ciência da Computação

  • Gabriel V. Heisler UFSM
  • Josiane C. Aggens UFSM
  • Giovani R. Librelotto UFSM

Resumo


Este artigo apresenta um dashboard para monitorar o desempenho dos alunos nas disciplinas do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Utilizando dados fornecidos pela secretaria do curso, o dashboard busca fornecer insights sobre tendências acadêmicas e auxiliar os alunos em sua preparação para as disciplinas. Desenvolvido com o Power BI, a ferramenta oferece interatividade para melhorar a usabilidade e assegurar acessibilidade contínua.

Referências

Barros Filho, J. A. d. (2017). Modelo de otimização de aulas com pesquisa e dashboard de acompanhamento integrado via power bi.

da Silva, E. V., Netto, J. F. d. M., and de Souza, R. A. L. (2016). O uso de dashboard na identificação do desempenho de alunos de matemática básica.

Ferrari, A. and Russo, M. (2016). Introducing Microsoft Power BI. Microsoft Press.

Rezende, R. F. (2020). Modelo de criação de Dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância. PhD thesis.
Publicado
10/04/2024
HEISLER, Gabriel V.; AGGENS, Josiane C.; LIBRELOTTO, Giovani R.. Potencializando a Tomada de Decisão Acadêmica: O Desenvolvimento de um Dashboard Dinâmico para as Disciplinas do Curso de Ciência da Computação. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 19. , 2024, Farroupilha/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 166-169. ISSN 2595-413X. DOI: https://doi.org/10.5753/erbd.2024.238905.