Integração do Modelo GPT-4 para Geração de Dados em Jogos Digitais

  • Antônio C. Herold UCS
  • Carine G. Webber UCS

Resumo


No contexto dos jogos digitais, as Personagens Não-Jogáveis (NPCs) desempenham um papel crucial ao enriquecerem o universo do jogo com interações significativas. O presente trabalho é uma pesquisa exploratória que busca utilizar o modelo GPT para a geração de dados para diálogos de NPCs, contextualmente relevantes e dinâmicos. Uma demonstração de um jogo integrada com o modelo GPT foi desenvolvida, procurando analisar o comportamento das personagens, bem como estudar o potencial da tecnologia generativa de texto na experiência do jogador.

Referências

Egri, L. (1946). The Art of Dramatic Writing. Simon and Schuster, New York, USA.

Ermi, L. and Mäyrä, F. (2005). Fundamental components of the gameplay experience. In Digital Games Research Conference 2005, Changing Views: Worlds in Play, pages 1–14, Vancouver, Canada. DBLP.

Hasani, M. F. and Udjaja, Y. (2021). Immersive experience with non-player characters dynamic dialogue. In 2021 1st Int. Conf, on Computer Science and AI, volume 1, pages 418–421, Jakarta, Indonesia. IEEE.

OpenAI (2023). GPT-4 technical report.

Radford, A., Narasimhan, K., Salimans, T., and Sutskever, I. (2018). Improving language understanding by generative pre-training. OpenAI.

Vaswani, A., Shazeer, N., Parmar, N., Uszkoreit, J., Jones, L., Gomez, A. N., Kaiser, Ł., and Polosukhin, I. (2017). Attention is all you need. In Guyon, I., editor, Proc. of the 31st Int. Conf, on Neural Information Processing Systems, volume 30, pages 5998–6008, Red Hook, USA. Curran Associates Inc.

Volum, R., Rao, S., Xu, M., DesGarennes, G., Brockett, C., Van Durme, B., Deng, O., Malhotra, A., and Dolan, B. (2022). Craft an iron sword: Dynamically generating interactive game characters by prompting large language models tuned on code. In Proc. of the 3rd Wordplay: When Language Meets Games Workshop, pages 25–43, Seattle, USA. Association for Computational Linguistics.
Publicado
10/04/2024
HEROLD, Antônio C.; WEBBER, Carine G.. Integração do Modelo GPT-4 para Geração de Dados em Jogos Digitais. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 19. , 2024, Farroupilha/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 174-177. ISSN 2595-413X. DOI: https://doi.org/10.5753/erbd.2024.238865.