Estudo comparativo entre sistemas de gerenciamento de bcando de dados relacionados e não relacionais para o armazenamento e busca de metadadados MARC

  • Jader Osvino Fiegenbaum
  • Evandro Franzen

Resumo


A utilização de sistemas de gestão de acervo reduz o trabalho e o custo interno das bibliotecas. Estes sistemas, em sua maioria necessitam armazenar os dados em algum padrão de metadados para lidar com informações flexíveis e dinâmicas como o MARC. Tradicionalmente são usados bancos de dados relacionais, que em sua maioria apresentam estruturas rpigidas para o armazenamento de dados. O propósito deste estudo foi comparar a performance dos SGDB PostgreSQL e MongoDB para o o armazenamento e busca de metadados MARC.
Publicado
05/04/2017
Como Citar

Selecione um Formato
FIEGENBAUM, Jader Osvino; FRANZEN, Evandro. Estudo comparativo entre sistemas de gerenciamento de bcando de dados relacionados e não relacionais para o armazenamento e busca de metadadados MARC. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 13. , 2017, Passo Fundo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2595-413X.