Redes sociais intra-classe e desempenho acadêmico - uma análise inicial

  • Luiz Gomes-Jr UTFPR

Resumo


A compreensão do efeito dos diversos fatores que influenciam o desempenho acadêmico é um requisito importante para a melhoria de práticas educacionais. Como humanos são seres altamente sociáveis, fatores sociais podem ter um papel importante no contexto acadêmico. Este artigo analisa o impacto sobre o desempenho acadêmico de variáveis sociais como o círculo de amigos de um aluno e variáveis de dinâmica de grupo como tendências de agrupamentos. A análise é baseada em dados de 6 turmas da disciplina Bancos de Dados. Este artigo apresenta resultados iniciais que demonstram correlações estatisticamente relevantes entre fatores sociais e desempenho acadêmico.

Palavras-chave: Fator Social, Desempenho Acadêmico, Correlação

Referências

Borgatti, S. P., Mehra, A., Brass, D. J., and Labianca, G. (2009). Network analysis in the social sciences. Science, 323(5916):892–895.

da F. Costa, L., Rodrigues, F. A., Travieso, G., and Boas, P. R. V. (2007). Characterization of complex networks: A survey of measurements. Advances in Physics, 56(1):167–242.

Doleck, T. and Lajoie, S. P. (2018). Social networking and academic performance: A review. EAIT, 23(1):435–465.

Yao, H., Nie, M., Su, H., Xia, H., and Lian, D. (2017). Predicting academic performance via semi-supervised learning with constructed campus social network. In DASFAA 2017.
Publicado
10/04/2019
GOMES-JR, Luiz. Redes sociais intra-classe e desempenho acadêmico - uma análise inicial. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 15. , 2019, Chapecó. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 91-100. ISSN 2595-413X. DOI: https://doi.org/10.5753/erbd.2019.8482.