Redes sociais intra-classe e desempenho acadêmico - uma análise inicial
Resumo
A compreensão do efeito dos diversos fatores que influenciam o desempenho acadêmico é um requisito importante para a melhoria de práticas educacionais. Como humanos são seres altamente sociáveis, fatores sociais podem ter um papel importante no contexto acadêmico. Este artigo analisa o impacto sobre o desempenho acadêmico de variáveis sociais como o círculo de amigos de um aluno e variáveis de dinâmica de grupo como tendências de agrupamentos. A análise é baseada em dados de 6 turmas da disciplina Bancos de Dados. Este artigo apresenta resultados iniciais que demonstram correlações estatisticamente relevantes entre fatores sociais e desempenho acadêmico.
Referências
da F. Costa, L., Rodrigues, F. A., Travieso, G., and Boas, P. R. V. (2007). Characterization of complex networks: A survey of measurements. Advances in Physics, 56(1):167–242.
Doleck, T. and Lajoie, S. P. (2018). Social networking and academic performance: A review. EAIT, 23(1):435–465.
Yao, H., Nie, M., Su, H., Xia, H., and Lian, D. (2017). Predicting academic performance via semi-supervised learning with constructed campus social network. In DASFAA 2017.