Consolidação de Bases para o Diagnóstico do Distrito de Inovação de Blumenau

  • João Luiz Fernandes FURB
  • Aurélio Hoppe FURB
  • Christian Krambeck FURB
  • Rosemeri Laurindo FURB
  • Julio Cesar Refosco FURB
  • Ralf Marcos Ehmke FURB

Resumo


Este artigo apresenta o processo de consolidação das bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), OpenStreetMaps (OSM) e da Prefeitura Municipal de Blumenau (PMB), tendo como intuito fazer o diagnóstico quanto aos aspectos socioeconômicos e de desenvolvimento dos bairros Victor Konder e Itoupava Seca da cidade de Blumenau, podendo ser adaptado para o diagnóstico de outras regiões. Tais informações se mostram pertinentes para a compreensão do distrito e também consideráveis para o planejamento de políticas e ações que venham a ocorrer na região considerando cinco eixos: cidade, pessoas, ambiente, economia e mobilidade.

Palavras-chave: Integração de Banco de Dados, Diagnóstico Socioeconômico, Blumenau

Referências

Audy, J., Piqué, J. Dos Parques Científicos e Tecnológicos aos Ecossistemas de Inovação. Brasília: Anprotec, 2016. 26 p.

Azevedo, J.et al. Proposta metodológica para análise de dados socioeconômicos e ambientais para planejamento e definição de políticas públicas. Cadernos Ebape.br, [s.l.], v. 3, n. 4, p.1-12, dez. 2005. FapUNIFESP (SciELO).

Governo do Estado de Santa Catarina. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Guia de Implantação dos Centros de Inovação: LivroI-conceito e fundamentos. Florianópolis: Governo de Santa Catarina, 2017. 74p.

Komninos, N. Intelligent Cities and Globalisation of Innovation Networks. New York: Routledge, 2008. 307 p.

Kon, A. Ecossistemas de inovação: a natureza da inovação em serviços. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, [s.l.], v. 7, n. 1,p.14-27, 11 mar. 2016.

Teixeira, C., et al. Ecossistema de inovação na educação de Santa Catarina. Vieira, M. S.; Teixeira, C. S. T.; Ehlers, A.C.T. (Orgs). Educação fora da caixa, v.2, p. 11-30, 2016.
Publicado
10/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
FERNANDES, João Luiz; HOPPE, Aurélio; KRAMBECK, Christian; LAURINDO, Rosemeri; REFOSCO, Julio Cesar; EHMKE, Ralf Marcos. Consolidação de Bases para o Diagnóstico do Distrito de Inovação de Blumenau. In: ESCOLA REGIONAL DE BANCO DE DADOS (ERBD), 15. , 2019, Chapecó. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 101-110. ISSN 2595-413X. DOI: https://doi.org/10.5753/erbd.2019.8483.