ACOMPANHAR RA - Aplicativo Utilizando o Método TEACCH com Realidade Aumentada para Crianças com Transtorno do Espectro Autista

  • José Hilton da S. Santos IFPI
  • Thiago A. E. Silva IFPI
  • Ana Caroline R. Santana IFPI
  • Sandra Elisa V. Morais IFPI
  • Fernando C. Santana IFPI

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica complexa caracterizada por dificuldades na comunicação, interação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos. Para promover o desenvolvimento e a qualidade de vida dessas pessoas, é essencial fornecer tratamento e suporte adequados, utilizando o apoio de tecnologias computacionais existentes. Neste contexto, este estudo apresenta uma ferramenta que utiliza Realidade Aumentada (RA) e os princípios do método TEACCH para auxiliar no tratamento de pessoas com TEA. A ferramenta proposta visa estabelecer um ambiente de aprendizagem inclusivo e estruturado, com foco na organização visual, para promover a independência e o desenvolvimento de habilidades.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, TEACCH, Realidade Aumentada

Referências

Cunha, E. (2017). Autismo e inclusão: psicopedagogia prática educativas na escola e na família. Wak Editora.

Fonseca, M. E. G. and de Cássia Baptistella Ciola, J. (2014). Vejo e aprendo: fundamentos do Programa TEACCH o ensino estruturado para pessoas com autismo. Book Toy.

Gonçalves, L., Dias, R., Amadeu, V., Fernandes, G., Ketulin, P., Da Silva Junior, J. R., Esteves Kneipp, R., Brazil, A., and Cepf, J. (2020). Estação brincar: um jogo com realidade aumentada no auxílio ao desenvolvimento cognitivo de crianças com transtorno do espectro autista.

Rosa, V. I. (2018). Design inclusivo: prancha de Comunicação Alternativa e Aumentativa para crianças com TEA utilizando RA. PhD thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Schopler, E., Mesibov, G. B., and Hearsey, K. (1995). Structured Teaching in the TEACCH System. Springer Science+Business Media, Inc.

Silva, A. B. B., Gaiato, M. B., and Reveles, L. T. (2012). Mundo singular: entenda o autismo. Editora Fontanar.

Tori, R. and da Silva Hounsell, M. (2018). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Editora SBC.
Publicado
03/04/2024
SANTOS, José Hilton da S.; SILVA, Thiago A. E.; SANTANA, Ana Caroline R.; MORAIS, Sandra Elisa V.; SANTANA, Fernando C.. ACOMPANHAR RA - Aplicativo Utilizando o Método TEACCH com Realidade Aumentada para Crianças com Transtorno do Espectro Autista. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (ERCAS), 9. , 2024, Ouro Preto/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 21-24. DOI: https://doi.org/10.5753/ercas.2024.238525.