Avaliação de RNAs Durante Treinamento Supervisionado Para Classificação de Adolescentes com Autismo

  • Rhyan de Brito IFCE
  • Carlos Alexandre Fernandes UFC
  • Janaide de Sousa Ximenes FIED

Resumo


Diversas técnicas de Inteligência Artificial tem sido amplamente utilizadas na solução de diversos problemas na área de saúde. Neste trabalho foi realizado um estudo através da implementação e análise das redes neurais ELM (Extreme Learning Machine) e MLP (Multilayer Perceptron), comparando as acurácias resultantes de treinamentos com dados de adolescentes com ou sem o TEA (Transtorno do Especto Autista). A metodologia foi baseada em um banco de dados público de 99 amostras e na técnica de validação cruzada k-fold com e sem normalização zscore. Com relação aos resultados a rede MLP sem zscore obteve a melhor média atingindo 89,70% de acertos, contudo a rede ELM sem zscore teve a pior media de acertos com 86,52%.

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Publicado
10/09/2020
DE BRITO, Rhyan; FERNANDES, Carlos Alexandre; DE SOUSA XIMENES, Janaide. Avaliação de RNAs Durante Treinamento Supervisionado Para Classificação de Adolescentes com Autismo. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 8. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 53-60. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11468.