O efeito do Artigo de Jeannette Wing nas publicações da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE)
Resumo
Após a publicação de Jeannette Wing em 2006, o conceito de pensamento computacional ganhou destaque na mídia e nas publicações científicas. Surgiram eventos científicos e iniciativas tanto públicas quanto privadas com o objetivo de debater e promover o pensamento computacional desde o ensino básico. Este artigo tem como propósito examinar o impacto dessa publicação sobre os trabalhos publicados a partir de 2006 na Revista Brasileira de Informática (RBIE). Para isso, foram catalogados e classificados cerca de 600 artigos que abrangem o período de 1997 a 2022. Com base nessa classificação, foram conduzidas análises que indicaram um aumento na média anual de publicações relacionadas ao ensino de programação após 2006. No entanto, essa análise preliminar não conseguiu identificar quais foram os efeitos diretos, indiretos e outros fatores que contribuíram para esse acréscimo no número médio anual de publicações. Apesar da falta de um resultado conclusivo, este estudo levanta uma questão interessante e apresenta indicadores relevantes, ao mesmo tempo que estabelece uma base de dados que poderá ser útil em pesquisas futuras.
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