Lógica de Programação e Pensamento Computacional Aplicados no Ensino Fundamental com o Uso do Scratch

  • Guilherme Berghann Bach Universidade La Salle
  • Patrícia Kayser Vargas Mangan Universidade La Salle
  • Aline Duarte Riva Universidade La Salle

Resumo


O trabalho desenvolvido neste artigo tem por objetivo aplicar e explorar os resultados obtidos através do ensino de pensamento computacional, lógica de programação e algoritmos em estudantes do ensino fundamental, e também proporcionar um estudo base visando desmistificar o ensino de tais conteúdos e metodologias por parte dos professores. O estudo e apresentação de ferramentas como o Scratch, visam proporcionar um ambiente lúdico e confortável tanto para o docente quanto para o estudante, sendo uma porta de entrada útil para desenvolvimento de interdisciplinaridade, pensamento computacional e introdução de algoritmos aos estudantes.

Palavras-chave: Scratch, pensamento computacional, interdisciplinariedade

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Publicado
01/06/2022
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BACH, Guilherme Berghann; MANGAN, Patrícia Kayser Vargas; RIVA, Aline Duarte. Lógica de Programação e Pensamento Computacional Aplicados no Ensino Fundamental com o Uso do Scratch. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL (ERCOMP-RS), 2. , 2022, Canoas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1-12. DOI: https://doi.org/10.5753/ercomprs.2022.20401.