Lógica de Programação e Pensamento Computacional Aplicados no Ensino Fundamental com o Uso do Scratch
Resumo
O trabalho desenvolvido neste artigo tem por objetivo aplicar e explorar os resultados obtidos através do ensino de pensamento computacional, lógica de programação e algoritmos em estudantes do ensino fundamental, e também proporcionar um estudo base visando desmistificar o ensino de tais conteúdos e metodologias por parte dos professores. O estudo e apresentação de ferramentas como o Scratch, visam proporcionar um ambiente lúdico e confortável tanto para o docente quanto para o estudante, sendo uma porta de entrada útil para desenvolvimento de interdisciplinaridade, pensamento computacional e introdução de algoritmos aos estudantes.
Referências
Brackmann, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
Brennan, K. y Resnick, M. (2012). New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. Tese apresentada em: Annual American Educational Research Association meeting (pp. 1-25). Vancouver, Canada: AERA. Acesso em 21/08/2021 às 14:50 horas recuperado de https://web.media.mit.edu/~kbrennan/files/Brennan_Resnick_AERA2012_CT.pdf
Cabrera-Medina, Jaime M.; Sánchez-Medina, Irlesa I., & Medina-Rojas, Ferley. (2020) El Ingeniero de Inclusión y el Lenguaje Scratch en el Aprendizaje de la Matemática. Información tecnológica, v.31, n. 6, p. 117-124. Univerdidad SurColombiana, Colômbia, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07642020000600117
GIL,. Carlos A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6a edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2017. 9788597012934. pág. 25; Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597012934/. Acesso em: 20 out. 2021, às 20:02 horas.
Ferreira, a. B. h. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. rio de Janeiro: nova Fronteira, 1999.
Giraffa, Lúcia. M. M; Recursos digitais na escola: volume 1 / Lucia Giraffa, (org.). – Joaçaba: Editora Unoesc, 2021.
Maloney, J., Resnick, M., Rusk, N., Silverman, B. e Eastmond, E. (2010). The scratch programming language and environment. ACM Transactions on Computing Education, https://doi.org/10.1145/1868358.1868363
Monjelat, N. Programação de tecnologias para a inclusão social com Scratch: práticas de pensamento computacional na formação de professores. Trabalho de conclusão de curso - Universidade Nacional de Rosario (Argentina, 2019)
Ribeiro, J.A.; Introdução à Programação e aos Algoritmos. Grupo GEN, 2019. 9788521636410. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521636410/. Acesso em 06/09/2021 às 15:59 horas.
Rochado, E. A.; Hornink G. G.; Emoções Experienciadas no Processo de Construção de Narrativas Digitais no Scratch. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 101, n. 259, p. 627-648, set./dez. 2020.
Rodrigues, T. C.; Teles, L. F. O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 17-38, jan./abr. 2019.
Souza, M.A.F. D.; Gomes, M. M.; Soares, M. V.; Concilio, R. Algoritmos e lógica de programação: um texto introdutório para a engenharia. Cengage Learning Brasil, 2019. 9788522128150. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522128150/. Acesso em: 04/09/2021 às 13:57 horas.
Scratch Foundation Statistics: https://scratch.mit.edu/statistics/ Acesso em 25/09/2021 às 19:36 horas.
Wing, J. M. (2006) Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35.
Wing, J. M. (2011). Research Notebook: Computational thinking--what and Why? The link. The magazine of the Carnegie Mellon University School of Computer Science. Acesso em 21/08/2021 às 15:34 horas https://www.cs.cmu.edu/link/research-notebook-computational-thinking-what-and-why